Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

POLITICAMENTE FORTALECIDO - *Osny Araújo



As vitórias do senador João Pedro, para a presidência regional do PT e do prefeito de Manaus Amazonino Mendes (PTB), absolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral no processo de cassação do mandato, fortalece a posição do senador licenciado Alfredo Nascimento (PR), ministro dos Transportes e pré-candidato ao Governo do Amazonas.
Considero politicamente importante essas duas vitórias para as pr4tensões políticas do ministro Alfredo Nascimento nas próximas eleições ao Governo do Estado.

Vamos tentar analisar a questão por partes: Primeiro: O ministro Alfredo Nascimento, por ser ministro do Governo, certamente contará com o apoio, ainda que discreto, caso o presidente respeite as convenções políticas estaduais, a Alfredo Nascimento, o que sem nenhuma dúvida, representa muito politicamente num Estado onde o presidente Lula é muito querido e admirado.

Segundo, porque o senador João Pedro é suplente de Alfredo Nascimento, logo, terá que funcionar como o maior “cabo eleitoral” de Nascimento e como presidente regional do PT, isso ficará bem mais fácil.

O terceiro ponto a ser analisado foi à queda do deputado Sinésio Campos, líder do Governo na Assembléia Legislativa do Estado, que por questões políticas se o partido não fechar questão em termos de uma candidatura, deverá marchar com o candidato do governador Eduardo Braga, (PTB) que tudo leva a crer ser o vice-governador Omar Aziz (PMN).

Por último, é bom frisar que o prefeito Amazonino Mendes já declarou publicamente apoio à candidatura de Alfredo Nascimento nas próximas eleições. Como permanece na Prefeitura, o poder de barganha e prestígio de Mendes será bem forte e com isso, se fortalece também a candidatura de Nascimento rumo à sucessão de Braga.

No momento, todas as análises são feitas em cima de conjecturas. Só haverá condições para um posicionamento bem definido a respeito das eleições do ano que vem após as definições das coligações e convenções partidárias oficializando as candidaturas. Até lá, tudo fica por conta de suposições.

No momento, a candidatura de Alfredo Nascimento parece bem situada, mas como em política as posições se alteram do dia para a noite, o melhor será esperar um pouco para que se tenha uma noção mais exata de como será formatada a campanha política amazonense para as próximas eleições.

Mas, no caso do PT, é interessante que João Pedro se mantenha no Senado. Para que isso ocorra, é necessário que Alfredo Nascimento vença a eleição no Amazonas. Se isso não ocorrer, o PR ganhará mais uma vaga no Senado, como Nascimento assumindo o seu lugar e o PT perderá um senador, com a saída do suplente João Pedro. O jeito que temos é aguardar o desenrolar dos acontecimentos.

Não sabemos ainda qual será o posicionamento do presidente Lula em relação às eleições no Amazonas.

O certo é que ele deverá armar uma estratégia para que a sua candidata, a ministra Dilma Roussef tenha dois ou três palanques. Em política não se subtrai nem divide. Apenas se soma e multiplica.

Como Alfredo Nascimento é ministro e João Pedro na qualidade de suplente é senador do PT e o governador Eduardo Braga é forte aliado do Governo Federal, é possível que o presidente Lula fique apenas observando de longe o andar da carruagem, oferecendo apoios discretos ora a um, ora a outro candidato. O importante é que todos somem em favor de Dilma.

Ainda existem muitas costuras políticas a serem feitas até o momento das definições, fato que não impede de darmos opinião a respeito de um assento sempre palpitante e do interesse de todos. Vamos dar tempo ao tempo.

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
e-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: