Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

FOME ZERO GANHA MADEIRA APREENDIDA PELO IBAMA


Brasília - Mais de 3 mil metros cúbicos de madeira foram doados hoje (19) ao programa Fome Zero pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A doação foi feita por meio de um termo de cooperação entre o Ministério do Desenvolvimento Social, o Ibama e o Ministério do Meio Ambiente.
A ministra em exercício do Ministério do Desenvolvimento Social, Arlete Sampaio, disse que a madeira será leiloada e os recursos obtidos serão investidos preferencialmente nas comunidades de onde a madeira foi retirada.
“Está previsto no termo de cooperação que esses recursos serão alocados nas áreas onde essa madeira foi apreendida. Esses recursos deverão voltar inclusive em projetos de desenvolvimento local para que a população dessas regiões tenha oportunidades de emprego e renda”, informou.
Ela disse ainda que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fará o leilão da madeira apreendida. Os recursos obtidos serão depositados no Fundo de Erradicação e Combate à Pobreza. Ainda não há data para a realização do leilão.
O superintendente do Ibama em Rondônia, César Luiz da Silva Guimarães, informou que a madeira doada foi apreendida no seu estado na região do Portal da Amazônia, no município de Vilhena, que faz fronteira com Mato Grosso.
Ele disse ainda que há no estado cerca de 20 mil metros cúbicos de madeira apreendida e parte desse material deverá ser doado para o Ministério do Desenvolvimento Social. “Como já existe essa portaria que facilita a doação para o MDS, a tendência é de escoarmos grande parte dessa madeira para o Fome Zero. Teremos doações sucessivas à medida que essas apreensões forem acontecendo”, explicou.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: