Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

PLENO DO TRE DEVE JULGAR AMANHÃ PROCESSO CONTRA AMAZONINO


Manaus - Após adiamento motivado por um erro de digitação da pauta no Diário Oficial do Estado (DOE), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) remarcou para esta terça-feira (24) a sessão de julgamento do processo de cassação do prefeito Amazonino Mendes (PTB) e do vice, Carlos Souza (PP).
Amazonino e Carlos Souza recorrem de decisão da presidente do pleito de Manaus em 2008, Maria Eunice Torres do Nascimento, que cassou os mandatos de prefeito e vice e rejeitou recurso da defesa porque, segundo ela, o documento foi entregue após o prazo previsto. O processo voltou ao TRE após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Eles foram acusados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) de abuso de poder econômico e compra de votos, por conta da distribuição de combustível na véspera da eleição do 1º turno para a Prefeitura de Manaus, no dia 4 de outubro de 2008.
Na semana passada, o prefeito Amazonino Mendes afirmou que pretende usar todos os recursos possíves para se manter no cargo.
Vários cenários políticos podem se estabelecer na cidade caso a cassação de Amazonino Mendes seja confirmada. A primeira possibilidade é de o segundo colocado nas eleições de 2008, o ex-prefeito Serafim Corrêa (PSB) assumir o cargo, já que houve segundo turno. Outra hipótese é a anulação total da eleição de 2008 e realização de nova votação. Uma terceira possibilidade seria a realização de disputa em segundo turno entre Serafim Corrêa (PSB) e o vice-governador Omar Aziz (PMN).
De acordo com o TRE-AM, o juiz Márcio de Freitas, relator do processo, entrou de férias no último dia 20, e em seu lugar assume a juíza Maria Lúcia Gomes de Souza.
Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário: