Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de setembro de 2009

TRADICIONAL É CAMPEÃ DA CIRANDA EM MANACAPURU


Manacapuru AM - A Ciranda Tradicional é a campeã do XIII Festival de Ciranda de Manacapuru (município a 68 quilômetros a oeste de Manaus), realizado no último fim de semana. A vencedora obteve 138,7 pontos à frente da Flor Matizada, que conquistou o segundo lugar com 138,0 pontos. A Guerreiros Mura ficou em terceiro lugar, com 134,8 pontos. Durante a apuração, a cada anúncio de pontuação, tornava-se evidente que a disputa do título ficaria entre as cirandas Tradicional e Flor Matizada, o que deixou as duas torcidas apreensivas.
Em relação a pontuação de melhor cordão, Guerreiros Mura obteve 19,7,Tradicional 19,7 e 19,8 para Flor Matizada.
Todas as três agremiações que desfilaram e dançaram no Parque do Ingá, não sofreram penalização em relação ao tempo, pois elas se apresentaram dentro do limite estabelecido, que é de 2h o mínimo e 2h35 o máximo.
As cirandas fizeram durante três dias um grande espetáculo, contagiando a todos que estiveram no Parque do Ingá, lotado durante as três noites. Na sexta-feira (28) a ciranda Guerreiros Mura abriu o festival com o tema "Amazônia encantada: Uma utopia cabocla", na segunda noite foi a vez da ciranda Tradicional que levou para arena a história do bairro da Terra Preta, "Terra Preta: Mãe terra de alma indígena dos caboclo cirandeiros". A ciranda Flor Matizada fechou a festa no domingo, 30, celebrando a humanidade no Parque do Ingá "Da infância a terceira idade, a Flor Matizada celebra a humanidade.

Torcida

A Ciranda Tradicional levou o título de melhor torcida do Festival de 2009, em segundo lugar ficou a Flor Matizada e em último a Guerreiros Mura.
- Isso foi a resposta que a torcida nos deu. Quero parabenizar a todos, pois sem eles e a população do bairro Terra Preta não ganharíamos este título, afirmou o presidente da Ciranda Tradicional, Filadelfo Pereira.
A Tradicional fez uma homenagem ao bairro Terra Preta, local onde foi fundada com o tema: "Mãe Terra de Alma Indígena Caboclo Cirandeiro" O vermelho e dourado empolgou quem estava dançando e assistindo. O cenário amazônico cedeu espaço à uma alegoria, que representa a réplica da Escola Estadual José Seffair berço da ciranda Tradicional.
Os cirandeiros dançaram um pout-pourri de cirandadas antigas mostrando que as tradições culturais e folclóricas do bairro ainda estão vivas e nasceram naquela escola.(TV Amazonas)

Nenhum comentário: