Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

MITOSO É O NOVO PREFEITO DE COARI



Coari - O Candidato da oposição, Arnaldo Mitoso (PMN), venceu a eleição suplementar no muncípio de Coari, a 370 quilômetros de Manaus, com 51,99% dos votos válidos, o equivalente a 16.250 votos. O pleito ocorreu tranquilamente, apesar de algumas prisões por boca de urna.
A eleição em Coari contou com três candidatos, mas apenas um, Arnaldo Mitoso estava apto a concorrer e ter seus votos contabilizados pelo TRE. Vicente Lima (PR) e José Lobo (PCdoB) tiveram suas candidaturas impugnadas pelo TRE, mas conseguiram liminares para concorrer sob risco e "sub judice".
Com a abertura das urnas, Arnaldo Mitoso - favorito para vencer o pleito -- foi aclamado novo prefeito por ter mais votos que os outros candidatos.
A eleição fora de época na cidade foi determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), depois que Rodrigo Alves (PP) e Leondino Mendes (PTB) – prefeito e vice eleitos em 2008, respectivamente – foram cassados pela Justiça por abuso de poder econômico, em julho deste ano.
O candidato Manoel Vicente (PR), teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e entrou, ontem (18), com recurso na Corte amazonense para reaver sua candidatura. Ele ficou inelegível depois que a Justiça Eleitoral deu parecer irregular para as contas do candidato relativas ao pleito de 2008.
O candidato José Lobo (PCdoB) que também teve o registro de candidatura indeferido pelo TRE, também entrou com recurso para tentar disputar a eleição municipal.
A eleição suplementar deste domingo é a segunda no Estado, este ano. A primeira ocorreu, em fevereiro, na cidade de Juruá – cerca de mil quilômetros de distância de Manaus.

Segurança

A eleiçao em Coari transcorreu sob forte esquema de segurança, uma vez que, durante toda a semana, grupos políticos rivais promoveram brigas na cidade.
Além do deslocamento de mais de 90 policiais militares de Manaus, o superintendente da PF informou que foram enviados 20 agentes federais para o município.
A cidade de Coari têm 67 mil habitantes e nos últimos seis anos recebeu aproximadamente R$ 305 milhões em royalties da Petrobras. A cidade é sede das obras de construção do gasoduto Coari-Manaus. (GC)

Nenhum comentário: