Pesquisar este blog

domingo, 20 de setembro de 2009

PUBLICO PRESTIGIA ABERTURA DA EXPOAGRO


Manaus - Com muita festa, shows, comidas típicas, animais expostos, atrações artisticas e um grande pública, foi aberta ontem a noite, noParque de Exposições "EWurípedes Ferreira Lins ", 36ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), começou na manhã de hoje (19) e vai até do dia 27 de setembro, no Parque de Exposições Angelino Beviláqua, na capital. O evento contará com shows locais, nacionais, rodeios, vaquejadas e a participação dos bumbás de Parintins, Garantido e Caprichoso. A entrada é gratuita.
A maior atração da feira acontece no encerramento, no dia 27 (domingo), com o show da dupla Edson & Hudson. Os cantores estão fazendo sua despedida dos palcos brasileiros após 29 anos de carreira e muitos sucessos populares.
O evento deste ano está sendo promovido pela Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos do Estado do Amazonas (Acocam), Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Amazonas (Fettagri) e Governo do Estado.

Rodeios

Além das exposições de animais, praça de alimentação e feira de agronegócios, de acordo com o titular da Sepror, deputado Eron Bezerra, também já estão programados os tradicionais rodeios e vaquejadas, provas que atraem atletas rurais de toda a região norte.
Uma novidade para este ano será a realização da prova do tambor, uma modalidade do hipismo em que o cavaleiro deve contornar três tambores no menor tempo possível. Além disso, será repetida este ano uma experiência que deu certo na edição anterior da feira: o leilão de ovinos da raça Santa Inês.

Conscientização Ambiental

Durante a exposição o público vai receber mudas retiradas do viveiro da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da limpeza pública.
Segundo informações do Secretario Municipal de Limpeza e Serviços Públicos, Paulo César Cavaletti, a Expoagro vai receber pela primeira vez, a implantação de 100 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), locais onde a população poderá entregar as garrafas vazias e demais materiais recicláveis.

Cursos

Haverá também os cursos de retirada de espinha e salga artesanal de pescado. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas por meio do telefone 3237-2045.
Os cursos começam na manhã do dia 22 de setembro e vão até o dia 26, no estande da Pesca e Aqüicultura, que a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) terá durante o evento.
Serão disponibilizadas gratuitamente 24 vagas por dia, distribuídas em cinco turmas, cada uma com duração de uma hora. O curso será oferecido somente no turno da manhã, com turmas se alternando até o meio dia.
Todo o material a ser utilizado durante o treinamento estará disponível no próprio local, inclusive o pescado. O curso é totalmente prático e não possui material didático.
O engenheiro de pesca André Gandra, um dos instrutores do curso, explica que o curimatã foi o peixe escolhido para a prática da retirada de espinhas por ser mais barato e mais fácil de ser manuseado.
Além da retirada de espinha de peixes, também serão oferecidos cursos sobre “qualidade do pescado para consumo”, no período de 22 a 26 de setembro e “boas práticas da piscicultura familiar”, somente no dia 23. No total, serão oferecidas 410vagas para todas as atividades.(P.Amazonia)

Nenhum comentário: