Pesquisar este blog

domingo, 6 de setembro de 2009

CMM CONSTATA PRECARIEDADE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Manaus - O maior problema constatado nas escolas públicas da capital é a falta de infra-estrutura. A fiscalização foi feita pela Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (CMM) em 14 escolas da rede municipal de ensino, localizadas nas zonas Norte, Leste e Sul. A maioria apresentaram precariedade relacionada a falta de porta nos banheiros, infiltrações, falta de material didático e segurança para as crianças.
A assessoria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que as instituições visitadas pelos parlamentares compreendem aos prédios alugados pela Prefeitura para comportar os alunos durante a reforma das escolas. Conforme o órgão, cerca de 100 escolas funcionam em prédios alugados na capital. Segundo a assessoria, as obras de infra-estrutura não podem ser realizadas porque a legislação municipal impede a existência dos reparos em prédios particulares.
A secretaria de educação nega que haja ausência de material didático nas escolas. A assessoria afirmou que a pasta mantém a reserva técnica de livros onde existem mais de 3 mil exemplares.

Reforma

A Semed informou ainda que o período de chuva é o agravante para que as reformas nas escolas aconteçam no período das férias escolares e, por isso, a solução encontrada foi transferir os alunos para os prédios alugados pela prefeitura. O atraso das obras está relacionado a demora na licitação das empresas que são contratadas para efetuar o serviço.

Visita

A comissão de vereadores visitou as escolas Presidente Campos Salles, Nestor Nascimento, Mario David Andreazza, São Pedro, Centro Municipal de Educação Integrada (Cmei) Homero Coimbra Monteiro, Leonor Uchoa Amorim, Dr. Vicente de Mendonça Dias, Profª Ana Cristina Aquino de Melo, Sabá Raposo, Cândido Portinari, Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, Carlos Gomes, Cmei Fábio Lucena e Profª Dulcinéia Tinoco.

Relatório

O vereador Ademar Bandeira (PT) pretende apresentar um relatório ao prefeito Amazonino Mendes, onde deve constar as falhas de infra-estrutura e serviços encontradas nas escolas públicas municipais.
A Semed pretende entregar duas escolas em setembro deste ano: a escola Vicente Mendonça Júnior, no bairro Nova Vitória e a escola Leonor Uchoa Amorim, no bairro São José, na zona leste de Manaus.(CMM)

Nenhum comentário: