Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

MANAUS FAZ PASSEATA EM PROTESTO PELO ASSASSINATO DO PADRE

Manaus - A missa de corpo presente do, em homenagem ao padre italiano Ruggero Ruvolletto, assassinado na manhã de sábado (19) com um tiro na cabeça em seu quarto, no bairro Santa Etelvina, zona Norte de Manaus, foi realizada na manhã de domingo (20), na quadra de um centro social (CCA),no mesmo bairro.
Os fiéis fizeram suas homenagens ao religioso que, nos últimos dois anos, dedicou sua vida à comunidade de Santa Etelvina, organizando projetos sociais e passeatas em favor de melhorias no bairro.
O corpo do "padre Rogério", como era conhecido em Manaus, será transladado para a Itália ainda hoje, onde deverá ser enterrado.
Padre Ruggero Ruvoletto chegou ao Brasil em 2003. Depois de ter trabalhar como missionário em Pernambuco, ele foi mandado para Manaus. Ele vivia em uma casa com outro padre e um diácono, também missionários da igreja.
Por volta de 7h10 da manhã de sábado foi ouvido um estrondo. No momento os moradores não conseguiram identificar de onde o barulho vinha.
- Quando cheguei a porta estava entreaberta, com o padre de joelhos, com a cabeça, o resto do corpo sobre o travesseiro e a face suja de sangue”, diz o padre Sandro Sebastião Filho.
Vizinhos viram dois homens pularem o muro.
- Estamos trabalhando com a hipótese de que essas pessoas que invadiram o local buscavam algum dinheiro que estava no cofre, que há muito tempo não era usado”, diz o delegado Divanilson Cavalcanti.
Segundo a arquidiocese de Manaus, padres e freiras enfrentam uma onda de violência na cidade. Só nos últimos dois meses houve a invasão de um convento, cinco igrejas foram assaltadas e um bispo e um padre sofreram sequestro relâmpago.
- A sociedade tem que se movimentar para tentarmos encontrar caminhos porque daqui a pouco não poderemos sair de casa, disse o arcebispo D. Luís Soares Vieira, vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Investigação

A polícia ainda busca os responsáveis pelo crime. Segundo a Polícia Civil, que trabalha com a hipótese de latrocínio, o crime foi cometido por dois homens. Existe um testemunha que viu dois homens fugindo, e os investigadores trabalham para fazer o retrato-falado dos suspeitos. Para solucionar o caso, foi criada uma força-tarefa entre as polícias Civil e Militar
Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil do Amazonas, três pessoas foram presas no sábado nas investigações da morte do padre italiano, mas concluiu-se que nenhum deles tem ligação com o caso.
Um deles foi liberado, enquanto outros dois foram mantidos sob custódia por envolvimento em outros crimes.


Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário: