Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Circulação do vírus da gripe A diminui em Manaus


Manaus - Durante a reunião da tarde de ontem (15) do Comitê Estadual de Prevenção e Controle da Influenza A, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) revelou que a circulação do vírus da Gripe A na capital diminuiu. Segundo o diretor da FVS, Bernardino Albuquerque, a atual situação da doença permanece em 67 casos confirmados.
O objetivo é manter a fiscalização ativa até o final do ano, no período onde há maior probabilidade de circulação do vírus, devido à ocorrência de chuvas e umidade no mês de novembro-, destacou Albuquerque.
Ele informou que a FVS já inspecionou 42 escolas particulares, de ensinos fundamental e médio, em Manaus. Segundo ele, as escolas estão aderindo às recomendações para evitar a proliferação do vírus da gripe A.
Albuquerque afirmou que a antecipação do ano letivo nas instituições de nível superior na capital deverão ser adotadas pelos gestores das universidades. A FVS já recomendou a redução do ano letivo para evitar novos casos de gripe A entre os alunos.

Resultados negativos

O diretor-técnico da FVS também disse que houve um declínio no percentual de confirmação de casos da influenza, conhecida como gripe suína.
Ele afirmou que no último final de semana, o órgão recebeu cinco resultados de exames do Instituto Evandro Chagas (PA) e todos apresentaram amostras negativas. Ainda não houve casos confirmados nos municípios do interior do estado.
Bernardino Albuquerque anunciou ainda que equipes da Fundação de Vigilância em Saúde realizarão inspeção nos shoppings da capital dentro dos próximos dias, para orientar a população sobre os cuidados para prevenir a nova gripe.(P.Amazonia)

Nenhum comentário: