Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O PODER E A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO -*Osny Araújo


Andei viajando na semana passada por alguns municípios do Amazonas e pude sentir o real poder e importância da comunicação, mesmo com os jornalistas tendo os seus diplomas rasgados por uma decisão do Superior Tribunal Federal - STF.
Por onde andei, observei que a sociedade, não apenas dos grandes centros urbanos, mas especialmente os interioranos, estão muito ligados com os acontecimentos mostrados pela mídia, o que demonstra claramente o interesse de todos pelos acontecimentos, especialmente os políticos em função os constantes escândalos que vem ocorrendo nos bastidores de Brasília, especialmente os últimos registrados no Senado Federal.
Isso me deu a certeza de que os brasileiros de todos os pontos do País estão atentos a esses fatos e no interior do Amazonas, as parabólicas estão captando tudo e nada mais passa despercebido dos nossos irmãos interioranos, que graças à moderna tecnologia.
Diante disso, é interessante que os nobres senadores que se preparam para tentar a reeleição ano que vem, fiquem atentos e passem a ter um comportamento ético e compromissado com o País, a fim de que não sejam cassados pelo voto popular. Mesmo assim, muitos já estão na corda bamba e não deverão permanecer com as mordomias que o Senado Federal oferece aos seus senadores.
A prova disso, é que os nossos irmãos interioranos, nas sedes municipais ou mesmo nas comunidades, aonde o sinal televisivo chega através às parabólicas, acompanham interessados a vida nacional e naturalmente, os escândalos políticos que afloram em Brasília, especialmente no Senado Federal com a blindagem que o Governo Lula faz ao presidente da Casa, José Sarney, mesmo que para isso tenha provocado um racha no seu Partido, o PT, que perdeu a sua referência e igualou-se por baixo aos demais.
Mas o grande comentário que se ouve no interior amazonense, foi à transformação do Augusto Plenário do Senado, outrora admirado e respeitado em campo de futebol pelos nobres senadores e todos comentam a distribuição de cartões vermelhos distribuídos recentemente pelo senador paulista do PT Suplicy ao presidente José Sarney e ao secretário geral da Casa, Heráclito Fortes.
Como as eleições ocorrerão no que vem os senadores, especialmente os da chamada base aliada do Governo, que formam na tropa de choque em defesa do indefensável José Sarney, do PMDB, precisam mudar radicalmente de comportamento, caso contrário, darão com os burros nágua nas urnas. O povo está de olho e deseja ver um Senado novamente conceituado e trabalhando para o País e não trabalhando apenas para defender de forma corporativista, senadores envolvidos em escabrosos escândalos, com repercussão até internacional, como foi o caso recente dos atos secretos.
O povo também acompanhou com interesse a maneira como o chamado Conselho de Ética, presidida pelo senador Duque, do OPMDB do Rio de Janeiro, os arquivamentos da coleção de processos contra o presidente Sarney, ficando tudo o dito pelo não dito. Ou seja, a tropa de choque entrou em campo e salvou o todo poderoso Sarney e com isso ficou estabelecida a parceria eleitoral entre o PT e o PMDB para as próximas eleições.

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
e-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: