Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

CATEDRAL METROPOLITANA DE BELÉM É REABERTA


Belem - Depois de uma grande restauração, a Catedral Metropolitana de Belém deve reabrir as suas portas hoje (1º). Segundo a Agência Pará, do governo estadual, essa é a igreja mais antiga da capital, com quase 238 anos, e recebeu investimentos de R$ 14 milhões.
Além da restauração de telas e pinturas e da aquisição de novos sinos, a catedral passa a oferecer rampas, plataformas e banheiros para pessoas com deficiência. Também foram instalados equipamentos de iluminação de baixo custo e o telhado, que apresentava goteiras e infiltrações, foi consertado.
Para Roseane Norat, diretora do Departamento de Projetos da Secretaria de Estado da Cultura, o restauro artístico foi o maior desafio, pois envolveu pinturas do século 19 de artistas consagrados, que fazem parte do acervo da catedral, entre outras que estavam bastante deterioradas.
Uma das novidades para os visitantes é o Memorial da Catedral, que tem painéis e objetos de acervo que contam um pouco da história da igreja e o processo de restauro. (G-1)

Nenhum comentário: