Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de setembro de 2009

PREFEITURA LANÇA PACOTE DE OBRAS NA Z. LESTE

Manaus -O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, lançou ontem (14) à noite um pacote de obras de infraestrutura da zona Leste da capital. O lançamento foi feito no anfiteatro da praça de alimentação do bairro Jorge Teixeira, onde mais de cinco mil pessoas estiveram presentes para acompanhar o início das obras. Assim que o prefeito entregou a ordem de serviço, os trabalhos foram iniciados.
“Esse pacote é só o começo. Passei seis meses trancado no gabinete para resolver problemas administrativos. Agora, estou voltando às ruas para arrumar a cidade”, disse Amazonino.
Na zona Leste, o pacote de obras vai percorrer 1.701 ruas e avenidas das 56 comunidades, distribuídas nos seis bairros daquela área da cidade. Serão mais de 3,5 milhões de metros quadrados de ruas pavimentadas.
Acompanhado do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e de secretários municipais, Amazonino disse que os tratores e máquinas não vão parar até que os trabalhos na zona Leste esteja concluídos.
Depois disso, o “Prefeitura nos bairros” será levado às demais zonas da cidade, completando os preparativos de Manaus para a Copa do Mundo de 2014.

Água

Amazonino também conversou com moradores que reclamaram estar sem água em suas casas. O prefeito ouviu as queixas e disse que vai trabalhar para que todos os moradores de Manaus tenham água nas torneiras de casa. “Não tiro o direito das pessoas de duvidarem, mas, sou um homem que enfrenta os desafios. Por isso asseguro que vou me empenhar para que o problema da falta de água seja solucionado”, garantiu.
O prefeito acrescentou que em breve vai tomar banho junto com o povo, nas ruas. “A água vai chegar às casas e vamos tomar banho nas ruas, todos juntos, para comemorar”, brincou Amazonino.

Apoio de Lula

Ao lado do prefeito Amazonino Mendes, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, disse que as obras e serviços levados à zona Leste têm apoio do presidente Lula. “Ele (Lula) sabe das dificuldades vividas pelo povo de Manaus, por isso garantiu ao prefeito Amazonino o apoio para realização das obras”, revelou.
Ainda segundo o ministro, todo o sistema de transporte coletivo de Manaus será recuperado. “Eu e o prefeito Amazonino já conversamos com o presidente, que garantiu recursos para resolvermos o caos no transporte coletivo de Manaus”, acrescentou Alfredo.

Prourbis

Além dos serviços de pavimentação, Amazonino lançou outro programa que prevê a realização de uma série de obras que vão melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro Jorge Teixeira – o Prourbis (Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus), o maior projeto de urbanização da região Norte do Brasil, que será coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Dividido em duas etapas, o Prourbis vei beneficiar pelo menos 40 mil pessoas.
Na primeira fase, 15 mil moradores dos bairros Jorge Teixeira III e João Paulo serão contemplados com a construção de 204 unidades habitacionais para as pessoas que vivem em áreas de risco. Além disso, 12 mil quilômetros de ruas e calçadas serão pavimentadas.
O programa prevê, ainda, a melhoria urbanística e paisagística com a arborização pública e construção de áreas de lazer, implementação de rede de esgoto, drenagem e tratamento sanitário. A população também contará com uma Creche Municipal, uma Casa da Mulher, um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), um Centro de Referência de Apoio à Saúde (Cras) e um Parque Público, onde a Prefeitura realizará um trabalho de revitalização da orla do Mindu.
Nesta fase do Prourbis, serão investidos 100 milhões de dólares, sendo que metade dos recursos serão financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o restante será uma contrapartida da administração municipal.
A previsão é que a primeira etapa da obra inicie até o fim de 2009 e tenha duração de 2 anos. A Prefeitura só está aguardando o resultado da análise do Tesouro Nacional porque, como se trata de recurso internacional, é necessária a aprovação do Governo Federal.
A segunda etapa do plano alcançará mais 25 mil pessoas do Monte Sião, Valparaíso, Bairro Novo e Comunidade Arthur Virgílio, também na zona Leste de Manaus.(P.Amazônia)

Nenhum comentário: