Pesquisar este blog

domingo, 20 de setembro de 2009

DOMINGO COM ELEIÇÃO TENSA EM COARI



Coari - O segundo município mais rico do Amazonas, Coari, vive hoje um clima tenso com as eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito. Aproximadamente 4º mil eleitores começam a comparecer às urnas.A cidade localizada a 370 Km da capital, na calha do Solimões, vive um clima de muita tensão provocando pelos grupos políticos que atuam na cidade do gás, fato que levou a Justiça Eleitoral adotar várias medidas para manter a ordem pública a lisura do pleito, como o envio de forças federais.Pelas ruas, estão policiais militares, federais, Exercito e civil, vigilantes para que o pleito possa transcorrer com tranqüilidade e a vida do município possa retornar a normalidade.
A eleição fora de época na cidade foi determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), depois que Rodrigo Alves (PP) e Leondino Mendes (PTB) – prefeito e vice eleitos em 2008, respectivamente – foram cassados pela Justiça por abuso de poder econômico, em julho deste ano.
Um dos candidatos do eleição de amanhã, Manoel Vicente (PR), teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e entrou, ontem (18), com recurso na Corte amazonense para reaver sua candidatura. Ele ficou inelegível depois que a Justiça Eleitoral deu parecer irregular para as contas do candidato relativas ao pleito de 2008.
O candidato José Lobo (PCdoB) que também teve o registro de candidatura indeferido pelo TRE, já entrou com recurso para tentar disputar a eleição municipal. Os dois candidatos aguardam para hoje, uma decisão favorável da Justiça para concorrerem ao cargo.
Até o momento, a eleição para prefeito de Coari terá um candidato, Arnaldo Mitouso (PMN).

CUSTO

O diretor-geral do TRE do Amazonas, Renato Frazão, informou à Agência Brasil que o novo pleito em Coari deve custar em torno de R$ 70 mil.
- Nesse caso, precisamos recorrer ao TSE [Tribunal Superior Eleitoral], para poder arcar com os custos fora de época. O tribunal faz o repasse do recurso mediante as estimativas apontadas pelo próprio TRE - explicou.
O montante em dinheiro será usado com transporte, alimentação e diárias dos servidores do tribunal, além do custeio do transporte das urnas, dos mesários e da contratação de serviços de tecnologia para contagem dos votos. Segundo o diretor-geral do TRE, serão usados dois helicópteros, voadeiras (espécie de embarcação) e um hidroavião no transporte das urnas.
A eleição suplementar do próximo domingo é a segunda no Estado, este ano. A primeira ocorreu, em fevereiro, na cidade de Juruá – cerca de mil quilômetros de distância de Manaus.

ORDEM PÚBLICA

O superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Sérgio Fontes, garantiu que a um grupo de parlamentares, que a Polícia Federal (PF) participará ostensivamente da eleição municipal de Coari.
Sérgio Fontes informou aos deputados Praciano (PT), ao deputado estadual Luiz Castro (PPS) e o vereador José Ricardo (PT), que a PF no Amazonas enfrenta falta de recursos para pagar diárias dos agentes, mas que tomará todas as medidas possíveis para que a eleição ocorra sem manipulação.
O superintendente da PF informou que serão deslocados 20 agentes para o município, além de um helicóptero que virá de Brasília para dar suporte ao trabalho da Polícia.
O município de Coari têm 67 mil habitantes e nos últimos seis anos recebeu aproximadamente R$ 305 milhões em royalties da Petrobras. A cidade é sede das obras de construção do gasoduto Coari-Manaus. (P. Amazônia e informações de Coari).

Nenhum comentário: