Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

INDEFINIÇÃO É A PALAVRA CHAVE - *Osny Araújo


O cenário político amazonense, com vistas às eleições gerais de 2010, está absolutamente indefinido e nenhum político de ponta quer se arriscar a fazer declarações, firmando esta ou aquela posição.
O único o político de peso que se arriscou a falar claramente, foi o prefeito de Manaus, ex-governador Amazonino Mendes (PTB), que parece mesmo ter jogado a toalha em relação a uma candidatura ao Governo, cargo que já ocupou em três oportunidades.
Em Brasília, onde participou de encontros onde também estavam os possíveis candidatos ao Governo, o ministro Alfredo Nascimento (PR) e o vice-governador Omar Aziz (PMN), todos aliados do presidente Lula, Mendes garantiu que está fora do pleito como candidato, alegando que pretende terminar a sua vida pública da maneira como iniciou, prefeito de Manaus.
Na verdade, até o momento, apenas duas candidaturas podem ser consideradas definidas para as próximas eleições. A do governador Eduardo Braga (PMDB) e do senador Artur Neto (PSDB) para o Senado. As demais estão em tempo de espera para uma definição.
É certo que o ministro Alfredo Nascimento, deverá mesmo ser candidato ao Governo, por isso, vem recebendo afagos do prefeito Amazonino Mendes, até porque essa candidatura deverá contar com o apoio do presidente Lula, de quem é ministro dos Transportes.
Omar Aziz, vice-governador, a exemplo do q Lula faz com a ministra Dilma Roussef, que viaja a tira-colo com o presidente pelo Brasil, o mesmo comportamento vem tendo o governador Eduardo Braga como Omar Aziz, embora o governador mantenha uma boa aproximação política com Alfredo Nascimento, mas, sem nenhuma definição clara.
Para deixar a cosia mais bem embaralhada, é preciso lembrar que todos eles, com exceção do senador Artur Neto, candidato a reeleição, são aliados de primeira linha do Governo. Será quem alguém vai levar a famosa pernada política?
De qualquer forma, esses deverão ser os nomes fortes na disputa pelo Governo do Amazonas, até porque, os candidatos da esquerda, não deverão fazer nenhuma frente, considerando que os políticos de ponta deverão mesmo concorrer à reeleição, preferindo não trocar o certo pelo duvidoso e as candidaturas majoritárias de esquerda, até pela falta de nomes no Amazonas serão apenas para participar.
Tentei conversar com a vidente madame Miracely, mas não consegui uma vaga, pois estava com agenda lotada por políticos, que querem tomar uma posição sem medo de errar, a final, nesta altura do campeonato, ninguém quer dar murros em ponta de faca.

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
e-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: