Pesquisar este blog

sábado, 19 de setembro de 2009

HOJE É DIA DE VACINAÇÃO INFANTIL


Manaus - A Prefeitura de Manaus realiza neste sábado (19) a 2ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil), com o tema “Não dá pra vacilar. Mais uma vez tem que vacinar”. A abertura será às 8h30, no Clube do Trabalhador do SESI, na Alameda Cosme Ferreira, São José, Zona Leste, com programação cultural para a criançada. Nos postos, a vacinação começa às 8h e vai até às 17h, sem intervalo. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, uma estrutura gigantesca foi montada para garantir que todas as crianças de zero até cinco anos, em qualquer lugar da cidade, tenham acesso às gotinhas.
“O reforço é muito importante. Mesmo quem vacinou na primeira etapa não pode deixar de tomar a segunda dose. Por isso, estamos mobilizando mais de 4 mil servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que estarão divididos em 1.050 postos de vacinação, incluindo a área rural”, observou Deodato. Segundo ele, o objetivo da Semsa é repetir o sucesso da primeira fase da campanha, em junho, quando o município de Manaus conseguiu ultrapassar a meta de vacinação, imunizando 166.121 crianças. O número representa 98,77% da população alvo do município, que é de 168.188 crianças. “Vamos trabalhar para atingir 100%”, declarou o secretário.
Cada Distrito de Saúde (Disa) tem uma meta a ser cumprida. No Disa Leste devem ser vacinadas 43.325 crianças, no Norte, 45.554, no Oeste, 39.889, no Sul, 37.825 e no Disa Rural, onde foi realizada a pré-campanha de vacinação, devem ser imunizadas 1.595.
Haverá postos de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), Serviço de Pronto Atendimento (SPA), Policlínicas e Centros de Atenção Integral à Criança. As gotinhas também estarão disponíveis em locais de grande circulação de pessoas – terminais de ônibus, shoppings, supermercados, drogarias, igrejas, associações comunitárias e escolas. Equipes volantes estarão vacinando as crianças internadas em hospitais e estarão circulando nos bairros. A sede da Semsa, na rua Recife, também será posto de vacinação.
De acordo com a coordenadora da Divisão de Imunização da Semsa, Kássia Veras, a campanha nacional de vacinação foi criada para impedir que o vírus da pólio volte a circular no Brasil. “O vírus da poliomielite foi erradicado, mas a vacinação em massa é a única forma de evitar a reintrodução, uma vez que países da África e da Ásia ainda apresentam a doença”, destaca Kássia. Crianças de até cinco anos devem tomar todos os anos as duas doses de vacinação. “É muito importante levar a carteira de vacinação para o acompanhamento das doses”, completou.(Semsa)

Nenhum comentário: