Pesquisar este blog

domingo, 6 de setembro de 2009

MANAUS TERÁ MONOTRILHO PARA A COPA


Manaus - A exemplo das demais cidades brasileiras que sediarão jogos da Copa de 2014, o governo do Amazonas apresentou, ontem (4), durante audiência pública realizada na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o sistema de transporte coletivo Monotrilho como a opção escolhida para atender a demanda de usuários do serviço em Manaus e, ao mesmo tempo, cumprir uma das exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa).
De acordo com os técnicos da empresa de consultoria responsável pela elaboração do projeto, a Pricewaterhouse, o novo sistema tem capacidade para atender 170 mil pessoas por dia e, com isso, deve reduzir o tempo de deslocamento dos passageiros em até 1 hora.
O modelo, um tipo de metrô de superfície que trafegará em via exclusiva suspenso em vigas, tem ainda a vantagem de desobstruir as ruas e de contribuir com a preservação do meio ambiente por meio de tecnologia que inibe a emissão de poluentes e de ruídos. A primeira etapa ligará a Cidade Nova ao Centro de Manaus, tendo como eixo a Avenida Constantino Nery.
Os gastos para realização da obra são estimados em R$ 995 milhões, com fontes de financiamento que incluem recursos do Estado e do Governo Federal, além de BNDES, BID e iniciativa privada. A expectativa é que a primeira etapa esteja concluída em meados de 2013.
Na segunda fase da obra, prevista para 2014, está prevista a extensão da linha até o Largo da Matriz. A longo prazo, a intenção é fechar um anel ligando todas as regiões da cidade.

Opções

A solução duradoura de mobilidade urbana levou em consideração a crescente elevação da frota de veículos – na média de 8%, a maior do País entre as grandes capitais – e de ônibus, em torno de 7,3%, e a necessidade de liberação de espaços para a circulação de carros e de pedestres.
Além do Monotrilho, foram estudadas as opções de metro subterrâneo, considerada inviável pelos altos custos demandados pela extensão dos lençóis freáticos, e VLT (Veículo Leve sobre Trilho), sistema de ônibus em faixas exclusivas, descartado por ocupar grande espaço público e impor desapropriações em grandes áreas.
O atual sistema de ônibus apresenta elevada sobreposição de linhas e restrições físicas para a ampliação da capacidade de fluxo de passageiro das principais avenidas da cidade.
Em conversa com o presidente Luis Inácio Lula da Silva, ontem (4), o governador Eduardo Braga apresentou o projeto de mobilidade urbana de Manaus para a Copa de 2014. O Governo Federal vai lançar o PAC da Mobilidade Urbana para as cidades que sediarão a Copa de 2014 no Brasil.
- O presidente está maravilhado com o nosso projeto, com o metrô de superfície e o sistema BRT (Bus Rapid Transit), que são corredores com linhas expressas para alimentar o metrô. Ele deu sinal verde para continuarmos com o projeto - disse. O governador garantiu que o metrô de superfície vai estar pronto até a Copa.(Portal Amazonia)

Nenhum comentário: