Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

INCRA ENTREGOU CASAS NO PAE GENIPAPOS



Manicoré AM - Num ambiente eminentemente rural, à sombra das árvores entremeado com sol e chuva, a superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, (INCRA), Maria do Socorro Marques Feitosa, entregou no último fim de semana, 29 casas construídas com o crédito habitação para os beneficiários da reforma agrária do Projeto Agro Extrativista Jenipapos, no município de Manicoré, no rio Madeira.
A construção das casas foi de responsabilidade da empresa J.G.S.R Construções, do próprio município.
A solenidade, com a presença da superintendente do INCRA e de lideranças rurais, movimentos sociais e políticas, foi realizada na comunidade de Rio Preto, onde as casas foram construídas em arruamentos e alinhadas, tornando um pequeno, porém agradável núcleo urbano.
As casas, são de madeira, teladas para dificultar a presença do mosquito transmissor da malária, banheiro dentro e cobertas com telhas de barro, o que melhora muito a temperatura ambiente.
Enfrentando todas as dificuldades regionais, que são muitas, o INCRA juntamente com a Associação dos Assentados da Comunidade do Rio Preto, uma das que integra o PAE Jenipapos, conclui essa importante etapa de trabalho.
Além do Rio Preto, onde foi realizada a solenidade, foram entregues o9 casas na comunidade de Santa Maria do Poção, 05 em São José do Miriti, 09 em Santa Maria do Miriti Grande e 34 na comunidade do bracinho, totalizando 96 casas com investimento da ordem de R$ 480 mil.
OLHAR DIFERENCIADO
Satisfeita com a entrega das casas, a superintendente Socorro Feitosa, fez questão de frisar o carinho com o qual o Governo Lula tem dispensado para a Amazônia e particularmente para o Amazonas. “O Governo tem tido um olhar diferenciado para a região, por isso, as coisas estão realmente acontecendo” – afirmou.
Segundo ela, a entrega das casas na comunidade Rio preto, demonstra o interesse do Governo Federal através o INCRA com o desenvolvimento socioeconômico da região, especialmente no que se relaciona aos beneficiários da reforma agrária e da agricultura familiar.
Feitosa elogiou a qualidade das casas, pregou a união entre os assentados, agradeceu aos parceiros e disse que outros benefícios serão carreados para o PAE Jenipapos, como assistência técnica, infra-estrutura, na educação com o Pronera e linhas de financiamentos através o Pronaf A, um crédito barato feito pelo Governo especialmente para a reforma agrária, além de ressaltar os cuidados que todos os assentados devem ter com o meio ambiente.
Para a chefa substituta da Divisão de Desenvolvimento da SR-15, Adriana Lima, “as ações do INCRA no PAE Jenipapos não param com a entrega da casas. O nosso trabalho vai continuar, está é apenas uma etapa que estamos vencendo e o desafio de vocês, agora é com a produção” afirmou.
SATISFAÇÃO
A satisfação dos assentados era evidente. Todos elogiaram o trabalho que vem sendo desenvolvido na área pelos técnicos do INCRA e garantem que muita coisa boa vem acontecendo.
Para D. Rosy Nascimento da Costa, a casa que ela ganhou do INCRA, foi o maior presente que já recebeu em toda a sua vida. ”Para mim essa casa é muito importante e o INCRA tem sido muito bom para o assentamento. Tem nos ajudado muito” – disse.
O presidente da comunidade do Rio Preto Sebastião de Oliveira, agradeceu a superintendente Socorro Feitosa pelas ações de reforma agrária que vem sendo realizadas no PAE Jenipapos, fez algumas reivindicações e afirmou que o trabalho que o INCRA vem realizando no PAE tem sido altamente positivo”.
O INCRA continua trabalhando para entregas as habitações nas demais comunidades do PAE, com a construção de mais 197 casas, com investimentos da ordem de R$ 985 mil.que conta 389 famílias cadastradas.(Fonte:Ascom - Incra AM)

Nenhum comentário: