Pesquisar este blog

domingo, 23 de agosto de 2009

COMO DEIXAR DE FUMAR...


Manaus -A Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT/AM) realiza no período de 25 a 29 de agosto, como parte das comemorações do “Dia Nacional de Combate ao Tabagismo”, celebrado em 29 deste mês, um ciclo de palestras sobre “Como Deixar de Fumar em 5 Dias”. Médicos e especialistas de diversas áreas irão orientar os participantes sobre como largar o vício, dentro de um método internacionalmente reconhecido.
A programação diária começará sempre às 19h30, com entrada gratuita, na sede da FMT/AM, na Avenida Pedro Teixeira, 25. O método que será utilizado nas palestras foi criado em 1960 pela Associação Internacional de Temperança, sob a orientação do fisiologista Waine Mcfarland e do psicólogo Folkenberg.
Considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um dos mais eficazes no combate ao fumo, o método se baseia em palestras com temas específicos, com pouco mais de uma hora de duração, e também no depoimento de pessoas que foram submetidas a esta prática e tiveram resultados positivos.
“Trabalho com este método há dez anos aqui em Manaus e os resultados são sempre muito positivos. É muito importante a participação das pessoas que querem abandonar o vício”, destacou o infectologista e pediatra da FMT/AM, Rogério de Paula, um dos coordenadores da campanha.

Palestrantes

Entre os palestrantes estão o Diretor-Presidente da FMT/AM, Sinésio Talhari, que vai fazer a abertura do evento na segunda-feira (25). Em seguida, Rogério de Paula vai discorrer sobre o “Fumo e o Aparelho Respiratório”.
No segundo dia, o tema da palestra médica será “O Fumo e o Aparelho Cardiovascular”, a ser explorado pelo médico Aristóteles Alencar. Também neste dia, um ex-fumante que se submeteu ao método contará sua história na tentativa de incentivar todos a seguirem seu exemplo.
No terceiro dia, o grande diferencial será a exibição do curta-metragem “Segunda Chance”, com duração de 15 minutos, que fala sobre os desafios de abandonar o vício do cigarro. Após a exibição do filme, o infectologista Antônio Magela, Diretor-Clínico da FMT, falará sobre “O Fumo e a Mulher”.
No quarto dia, uma nutricionista será convidada para debater o tema “Como Prevenir a Obesidade”. No quinto e último dia do evento, a palestra ficará novamente a cargo de Rogério de Paula, que debaterá os resultados da semana com os participantes.
Durante toda a semana, a pressão arterial dos fumantes será acompanhada. A idéia é que todos passem por toda essa programação sem o uso do cigarro. Ao final de cada dia será entregue uma receita a todos os participantes, que receberão um certificado de conclusão após a realização do curso completo.(Agecom)

Nenhum comentário: