Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Academico da UFAM vence Prêmio CNN de Jornalismo

O acadêmico do quarto período de jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Marcos César de Oliveira Pinheiro, é o vencedor do V Prêmio CNN de Jornalismo Universitário. A comissão julgadora, formada pelos jornalistas Heródoto Barbeiro, Lúcia Araújo e Marcelo Tas, escolheu a vídeoreportagem “Revolução no Processo de Juta e Malva”, elaborada por ele, como a melhor entre113 inscrições de alunos de jornalismo de todo Brasil.
O resultado do prêmio foi divulgado em São Paulo, no último dia 12. Este ano o tema da edição foi “O uso da Tecnologia no Desenvolvimento Social”. Em dezembro, Marcos César irá conhecer os estúdios da CNN International, nos Estados Unidos, e terá a matéria que produziu exibida no canal CNN.
“Para nós, que estamos fora do eixo Rio/São Paulo, as coisas parecem ser mais difíceis. Por isso esse prêmio é importante para todos os alunos de jornalismo da região Norte”, disse.
Reportagem
Na matéria o estudante mostra que a invenção de duas máquinas está revolucionando o processo de produção de juta e malva na Amazônia. “Com o processo antigo (antes das máquinas), os produtores de fibra de malva e juta ficavam 12 horas diárias com o corpo dentro da água para beneficiar o produto. Com isso, eles (produtores) corriam o risco de serem picado por cobras e arraias, além de contrair outras doenças”, explicou.
As Máquinas inventadas pelo mecânico industrial José Amarantes, realizam a separação das fibras de juta e malva à seco, de forma mais rápida, segura e confortável, produzindo fibras mais longas e mais resistentes que as fibras obtidas no modelo tradicional. “Assim, elas (as máquinas) evitam uma série de problemas aos produtores”, finalizou. A reportagem pode ser assistida no site do V Prêmio CNN de Jornalismo Universitário (www.concursocnn.com.br).

Nenhum comentário: