Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

TABATINGA CONECTADA AO SISTEMA DIGITAL VIA INTERNET


Tabatinga AM - - O Amazonas Digital, sistema inédito de conexão wireless (rede sem fio), via satélite foi inaugurado hoje (27), em Tabatinga (a 1105 km de Manaus). O projeto abre caminho para a inclusão digital e social das populações do interior com acesso gratuito à rede mundial de computadores e a serviços como a emissão de documento e ensino à distância.
O novo sistema vai interligar os diversos órgãos da administração pública municipal, estadual e federal, favorecendo a modernização da administração pública. O governador Eduardo Braga acionará o sistema, às 18h, no Centro de Informação ao Turista (CIT) da cidade.
O Amazonas Digital já foi implantado Manacapuru (a 87 km da capital) e Itacoatiara (distante 170 km de Manaus). O projeto será levado para a cidade de Tefé nas próximas semanas. Até meados do próximo ano, o sistema deve alcançar mais 11 cidades do interior.
A implantação da rede de conexão consiste na instalação de uma base HUB, equipamento que concentra o tráfego de dados. Na prática, o sinal chega via satélite direto ao “ponto cliente”, local onde as comunidades ou servidores de órgãos públicos acessarão a Internet, como praça de alimentação, praças públicas, escolas, delegacias. Nesses ambientes serão instalados Hotspot (para uso público) ou pontos de acesso (locais fechados).
Do ponto de vista da administração publica, o sistema vai viabilizar a interligação dos diversos órgãos públicos, tornando mais eficientes os processos de comunicação entre os municípios e a capital do Estado. Ao cidadão, o benefício mais relevante será o acesso a conteúdo multimídia (web); correio eletrônico (e-mail); transferência de arquivos (ftp); comércio eletrônico (e-commerce); ensino a distância (e-learning); telemedicina e outros.
Todo o projeto tem valor estimado em R$ 50 milhões de recursos provenientes do Governo. Sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), o Amazonas Digital surgiu em resposta aos desafios de resgatar do isolamento as cidades do interior, o que confinava os cidadãos, muitas vezes, a esperar até 60 dias para ter a emissão de uma carteira de identidade.(JM)

Nenhum comentário: