Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

EMPRESAS LIGADAS A UNIVERSAL PODEM TER SIGILOS QUEBRADOS


EMPRESAS LIGADAS A UNIVERSAL PODEM TER SIGILOS FISCAL E BANCÁRIO QUEBRADOS
S.Paulo - O Pedido do MP foi feito com base em investigação da Receita estadual. Entre os citados na investigação estão dez réus por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha em processo na Justiça de São Paulo. Eles são acusados de desviar dinheiro de doações de fiéis da Igreja Universal para fins particulares e comerciais.
A quebra de sigilo foi pedida por conta porque os fiscais da Receita estadual descobriram que empresas estavam usando indevidamente o dinheiro dos fiéis.
A equipe de fiscais da Secretaria da Fazenda de São Paulo traçou uma radiografia das empresas ligadas à Igreja Universal. Negócios de fachada apontados como parte do esquema de lavagem de dinheiro denunciado pelos promotores do Gaeco.
Os analistas chegaram a 36 empresas relacionadas direta ou indiretamente à Igreja. E a investigação se concentrou nas que estão registradas em um mesmo prédio na região central de São Paulo.

Saiba mais

Entenda as acusações contra Edir Macedo, líder da Igreja Universal MP vai pedir ajuda internacional na investigação contra Edir Macedo e mais 9 MP do RS investiga se fiéis são coagidos a fazer doações para Igreja Universal Fiéis da Igreja Universal contam que foram pressionados a fazer doações MP diz que doações de fiéis da Universal foram usadas na compra de imóveis Patrimônio de Edir Macedo inclui imóveis de luxo nos EUA, diz revista
Segundo a Fazenda estadual, são cinco empresas: Life Empresarial Saúde, Uni Participações, Unitemple Universal, Cremo e Unimetro Empreendimentos.
Só para a Unimetro, a Igreja Universal transferiu mais de R$ 19 milhões em menos de dois anos, apontam os dados oficias. Mas onde fica a Unimetro?
“A Unimetro não é aqui”, diz um funcionário do prédio, que acrescenta que a empresa nunca existiu no endereço na região central de São Paulo.
Entre as empresas registradas no prédio, a Cremo foi a que mais recebeu depósitos: R$ 52 milhões repassados pela Universal. Dinheiro de fiéis que teria sido desviado para o patrimônio pessoal de pessoas ligadas à Universal.
No relatório os auditores afirmam "“cabe-nos questionar a transferência de recursos para essas empresas, porque há fortes indícios apontando no sentido de pertencerem todas a uma mesma organização”.
A Cremo não dá declarações. Segundo funcionários do prédio, tem gente trabalhando na empresa, mas não estão autorizados a dar entrevista.
Quanto às outras empresas registradas no mesmo prédio, os funcionários informam que não conhecem a Uni Participações.
A reportagem do Jornal Nacional procurou ainda outras três empresas acusadas pela promotoria de participar do esquema de desvio de doações de fiéis e não encontrou nenhuma delas nos endereços levantados pela fiscalização.

Movimentação financeira

Os auditores também relacionaram 44 pessoas físicas que foram acionistas ou já dirigiram empresas ligadas à Universal. A maioria dessas pessoas não apresenta movimentação financeira compatível com a renda declarada. A lista de nomes por trás das empresas inclui os dez réus no processo criminal aberto em São Paulo para apurar lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.
"Algumas pessoas passeiam pelo quadro societário de diversas empresas do grupo há décadas", diz o relatório dos fiscais da Fazenda estadual. "Não é justificável que se descarte a hipótese de que algumas dessas empresas tenham existência simulada e sejam utilizadas para dissimular atos irregulares".
Os promotores esperam a quebra dos sigilos bancário e fiscal de todas as pessoas e empresas ligadas à Universal - o que ajudaria a rastrear, em detalhes, o destino do dinheiro dos fiéis.(G-1)

Nenhum comentário: