Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

MAÇONARIA É HOMENAGEADA COM SESSÃO ESPECIAL DO SENADO


Brasilia - Maçonaria foi homenageada em sessão especial no Plenário do Senado Federal, pelo transcurso do Dia do Maçons, celebrado em 20 de agosto.
O requerimento solicitando a realização da sessão é encabeçado pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e também assinado pelos senadores Efraim Morais (DEM-PB), Gim Argelo (PTB-DF), Leomar Quintanilha (PMDB-TO), Papaléo Paes (PSDB-AP), César Borges (PR-BA) e Cícero Lucena (PSDB-PB), entre outros.
Primeiro orador a falar da tribuna, Mozarildo, que é maçom e descendente de uma família de maçons, fez um apresentação sobre a história da Maçonaria, lembrando nomes ilustres que integraram a entidade.
No Brasil, existem cerca de 5 mil lojas maçônicas, que se dedicam à realização de obras sociais e de cunho filantrópico, entre as quais a arrecadação e distribuição de alimentos e vestuário, manutenção de creches, escolas, centros de apoio a idosos e programas de combate às drogas. O início da maçonaria no país se deu com o Grande Oriente do Brasil (GOB), reconhecido pelo Grande Oriente de França. O GOB era, então, a única obediência maçônica brasileira, mas, posteriormente, se distanciou do Grande Oriente de França e foi para a Grande Loja Unida da Inglaterra. A partir dessa época, a maçonaria brasileira teve seu próprio desenvolvimento, surgindo dissidências dentro do próprio GOB.
O dia 20 de agosto foi o momento da fundação do GOB, por fusão das lojas Esperança, Comércio e Artes, União e Tranqüilidade, em 1822. Seu primeiro grão-mestre foi o patriarca da independência, José Bonifácio de Andrada e Silva. Além de lutar pela independência do país, a ordem maçônica defendeu a abolição da escravatura e a proclamação da República.(Ag. Senado)

Nenhum comentário: