Pesquisar este blog

domingo, 30 de agosto de 2009

IBAMA EMBARGA MADEIRA EM MANACAPURU


Manacapuru – Mais de 296 hectares de terras desmatadas sem licenciamento ambiental foram embargados durante a operação Kaaetè, deflagrada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), nos municípios do Sul do Amazonas.
O Ibama aplicou, ainda, mais de R$ 2,5 milhões em multas e descobriu um esquema fraudulento praticado por uma madeireira do município de Apuí (a 476 quilômetros de Manaus), que estaria utilizando Documento de Origem Florestal (DOF) para vender madeiras de Rondônia para outros Estados.
- Achamos estranho ao ver DOFs saindo de Apuí, no período das chuvas, porque nessa época fica quase impossível passar pela BR 230 e chegar a outros estados em tempo hábil para os documentos serem aceitos. Eu acredito que madeira ilegal de outros estados está sendo esquentadas com planos de manejos do Estado do Amazonas – afirmou Lobato.
A operação Kaaetè está sendo realizada durante o ano inteiro. Com auxilio de um helicóptero, várias áreas desmatadas e queimadas sem licença ambiental foram identificadas.
De acordo com o coordenador da operação Jeferson Lobato o índice de desmatamento tem diminuído em todo o Amazonas de 2003 até agora, mas em Apuí, o órgão verificou crescimento da prática ilegal nos últimos dois anos.(TV Amazonas)

Nenhum comentário: