Pesquisar este blog

domingo, 30 de agosto de 2009

AVIAÇÃO: MANAUS TEM PONTOS AVIÁRIOS IDENTIFICADOS


Manaus - Com o objetivo de identificar os focos de atração de aves, como pontos de acúmulo de lixo em bairros e áreas do entorno do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, a Comissão de Perigo Aviário (CPA), por meio da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e representante de órgãos do executivo municipal, além do Batalhão de Policiamento Ambiental, identificaram, nesta manhã, vários pontos de descarte de lixo.
Um dos locais apontado pela Comissão como um dos maiores descarte de lixo é o ramal da Japonesa, localizado próximo ao conjunto Jardim de Versailles, Zona Centro-Oeste de Manaus. Segundo a gerente de planejamento da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), Débora Rocha de Paula, daquele local é retirado todos os dias cinco toneladas de resíduos, totalizando 30 toneladas durante a semana. Por conta destes pontos, de acordo com Débora, “há um aumento de pássaros no entorno do aeroporto em função da deterioração mais rápida do lixo e dos restos de animais jogados”.
O diretor de operações da Infraero, Gracil Júnior, informou que no decorrer da próxima semana será discutido o Plano de Gerenciamento do Perigo da Fauna no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, elaborado para garantir a segurança no perímetro do campo de aviação. “Vamos intensificar o trabalho de segurança contra perigo aviário. Para isso, precisamos da cooperação da Semulsp, uma vez que a Infraero só atua no patrulhamento e limpeza do terreno do aeroporto”, explicou Gracil. Ele esclareceu que com as medidas elaboradas a Prefeitura tornar mais eficiente os serviços de coleta de lixo e de fiscalização de estabelecimentos, como feiras, frigoríficos e supermercados.
“A eliminação de focos de atração de aves torna o sítio aeroportuário menos atrativo possível às espécies”, avaliou. A Comissão percorreu as feiras e locais descarte de lixo dos bairros, Bairro da Paz, Redenção, Campos Sales, Parque Solimões e ramais da avenida do Turismo.

Nenhum comentário: