Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Assembleia faz sessão para lembrar Gilberto Mestrinho


Manaus - Os 30 dias de falecimento do ex-governador e ex-senador pelo do Estado do Amazonas, professor Gilberto Mestrinho foi lembrado hoje, 19, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), com uma sessão especial de homenagem póstuma, que teve como autor o deputado Vicente Lopes (PMDB).
A homenagem contou com a presença de autoridades, familiares e amigos do político que foi prefeito de Manaus, governador do Amazonas e senador da República.
Entre eles, a viúva Maria Emília Mestrinho e os filhos, o ex-deputado João Thomé de Medeiros Raposo, Nádia, Kátia, Leila, Leida e Luiz Carlos Mestrinho, além do secretário geral do PMDB, Miguel Biango; representante do 7º Comando Aéreo Regional, Leônidas Pereira Bomfim; presidente da Rede Amazônica de Televisão, Phelipe Doau; diretor da Universidade da Terceira Idade (Unati), Euler Ribeiro; ex-deputada Beth Suely, e o representante do Comando Militar da Amazônia (CMA); e tenente-coronel Leonan Corrêa.
Antes dos discursos, foi lida a mensagem assinada pelo presidente da Câmara dos Deputados Michel Temer (PMDB) e pelo deputado federal Átila Lins (PMDB). Segundo Temer, Mestrinho deixou “marcas profundas no Amazonas e no Brasil”.
“Governador por três vezes, foi um grande defensor do desenvolvimento do Amazonas”, disse Temer, assegurando que como senador, trabalhou com afinco pelo fortalecimento institucional da região. Ainda, de acordo com Temer, Mestrinho sempre esteve ligado aos destinos do PMDB. “Todas as decisões do partido tiveram sua participação”, assegurou, afirmando que o PMDB sentirá muito sua falta.
Vicente Lopes, autor da proposta de homenagem, por sua vez, iniciou seu discurso com o sonoro “Amazonenses”, numa referência a abertura dos discursos do ex-governador e ex-senador nos palanques eleitorais.
Lopes fez questão de fazer um retrospecto da trajetória política de Mestrinho e da pessoa humana que foi, lembrando os embates ambientais que teve com os ambientalistas, no caso da caça do jacaré. Falou do Gilberto, “amigo das crianças”, “patrão do funcionalismo público” e dos aumentos (reajustes salariais) que fazia questão de repassar aos servidores. “Foi um defensor perpétuo do Amazonas, parafraseando o que D. Pedro I se transformou para o Brasil”, disse.
O parlamentar disse também que a homenagem era o reconhecimento do povo do Amazonas, àquele que viveu para servir o povo amazonense sua vida inteira. “Sua vida foi marcada pelo amor, pelo carinho, pela defesa, sobretudo dos mais humildes que precisavam da mão forte, mas ao mesmo tempo da mão amiga do Governo”, garantiu.
Para dona Maria Emília Mestrinho, a homenagem era mais que justa ao homem de paz, que foi líder e deixou muitas sementinhas plantadas, muitas das quais germinaram. Um homem, que segundo ela, não tinha ódio de ninguém e nem guardava rancor. Aproveitou para agradecer as homenagens e o trabalho da imprensa, que sempre tratou com carinho o político Gilberto Mestrinho.
Emocionado, o secretário-geral do PMDB, Miguel Biango ressaltou a figura de Gilberto, com quem aprendeu tudo de política. Para ele, a homenagem, de certa forma era oportuna pela contribuição que Gilberto deu ao desenvolvimento do Estado, especialmente na formação dos quadros políticos do próprio estado, “de sinalizar para a classe política de como fazer política de forma correta”.
Filho mais velho de Mestrinho, João Thomé de Medeiros Raposo, agradeceu a generosidade do Legislativo pela homenagear seu pai. Disse que se orgulha muito de ter sido filho e amigo ao mesmo tempo e por ele ter sido um grande político que amava o povo amazonense. “A gente se esquece de lembrar das pessoas que fizeram muito pelo Estado. E Vicente Lopes está de parabéns”, disse ele. (Fonte: Diretoria de Comunicação)

Nenhum comentário: