Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

AMAZONAS REGISTRA PRIMEIRA MORTE POR GRIPE SUÍNA

Manaus - A primeira morte causada por gripe suína no Amazonas foi confirmada na noite de ontem (19), pelo diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado (FVS), Evandro Melo.
Uma professora da Escola Estadual Barão de Rio Branco, no Centro de Manaus, de 58 anos, foi internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Unimed, no final de julho, com uma forte pneumonia, e teve o diagnóstico de infecção pelo vírus H1N1 confirmado pela FVS.
De acordo com Evandro Melo, a professora era uma das três pessoas que contraíram a doença em Manaus sem ter mantido contato com alguém doente ou ter viajado para regiões de risco.
A diretora da Escola Barão de Rio Branco, Rilma Araújo, informou que os 800 estudantes da unidade de ensino foram dispensados em homenagem à professora e as aulas só serão retomadas na próxima segunda-feira. Ela disse, ainda, que aguarda a visita de técnicos da FVS à escola para decidir se a suspensão das aulas deverá ser prolongada por mais dias.
Segundo o diretor do pronto-socorro da Unimed, Antônio Carlos Leite Pereira, a professora integrava o grupo de risco da doença por ser obesa. O médico informou à imprensa que os familiares da professora que apresentaram sintomas da doença já estão sob monitoramento.
Evandro Melo afirmou, ontem, que a FVS aguarda o resultado de dois exames realizados em pessoas que morreram no Estado com suspeitas de gripe suína.
Com a confirmação de mais um caso, o de um homem de 37 anos que chegou de São Paulo, o Amazonas já é o segundo Estado do Norte com maior número de casos confirmados da nova gripe, com 39 registros, segundo o Ministério da Saúde.
A orientação das autoridades de saúde para evitar a doença é lavar as mãos frequentemente, principalmente ao espirrar e ao chegar de locais com grande aglomeração de pessoas, e procurar ajuda médica diante de quaisquer um dos sintomas da gripe suína.(Fonte:FVS)

Nenhum comentário: