Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Agricultores aprendem a produzir hortaliças orgânicas


Sta. Izabel do Rio Negro - Pequenos agricultores de Santa Isabel do Rio negro, a 777 km de Manaus, recebem capacitação para produção de hortaliças orgânicas. Sob orientação de técnicos da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa) e do Idam, moradores aprenderam como preparar o local para o plantio, bem como cuidados na preparação do solo.
As aulas práticas foram realizadas no campo experimental da Sempa a 3 km da cidade. A área era improdutiva e foi totalmente recuperada para as primeiras plantações de hortaliças. De acordo com a coordenação da Sempa, o objetivo é fazer com que a população conheça as técnicas do plantio de hortaliça e passe a praticá-las, visando uma produção mais saudável, tanto para o consumidor, quanto para o produtor.
Cerca de 30 moradores participam do curso. Eles aprenderam como contribuir para produção de alimentos mais saudáveis, sem a contaminação por agrotóxicos. Na agricultura orgânica utiliza-se apenas recursos existentes dentro da propriedade, como , por exemplo folhagem, terra queimada e esterco.
O projeto horta caseira já beneficiou moradores e agricultores da zona rural e urbana na distribuição de sementes, mudas e apoio técnico. A iniciativa pertence ao Programa Municipal de Desenvolvimento Agro florestal sustentável e é uma ação da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Isabel do Rio Negro.
No projeto, cerca de 150 famílias já foram cadastradas. Todas receberão treinamento e capacitação para o plantio de hortaliças.(P.Amazônia)

Nenhum comentário: