Pesquisar este blog

sábado, 15 de agosto de 2009

DE OLHO NA ASSEMBLEIA- * Osny Araújo


Quem em sã consciência não deseja subir na vida? Todos nós, não é verdade? Claro que esse é um desejo natural e dentro dessa ótica, quase um terço dos vereadores de Manaus, já estão de olho nessa escada e querem sair do primeiro degrau na política e trocar a Câmara Municipal de Manaus por uma vaga de deputado estadual na Assembléia Legislativa.
Lógico que a pretensão é justa e legal. Nada contra o desejo de quem com honestidade quer subir na vida. Acho que isso é um ponto positivo na vida do ser humana, ter ambição. Eu disse ambição e não ganância.
O que me preocupa é com o comportamento dos senhores vereadores em tempo pré-eleitoral e eleitoral. Como de costume, em ano eleitoral, as casas legislativas pouco funcionam e quando isso acontece, poucos estão em plenário ou trabalhando nas Comissões Técnicas. Aoi9njvés disso, estão angariando votos.
Naturalmente que não se enfrenta uma candidatura a cargo eletivo sem campanha política, mas isso, não quer dizer deixar de cumprir com as obrigações comparecendo pelo menos nas três reuniões ordinárias que semanalmente são realizadas. É isso que a sociedade deseja e espera dos senhores vereadores que estão de olho na Assembléia Legislativa do Estado.
Segundo informações extra-oficiais, dez a quinze vereadores deverão disputar as eleições em 2010 para tentar trocar o endereço de trabalho e desses, a maior parte é marinheiro de primeira viagem, o que não invalida a tentativa de alçar vôos mais altos, principalmente, quando se trata de política e da falta de lideranças emergentes.
As populações, especialmente a periférica, dos bairros mais distantes e sofridos da cidade, devem estar de olho nesses candidatos. Primeiro, analise o comportamento dos candidatos na condição de vereadores na Câmara Municipal de Manaus, lembre das promessas de campanha, avalie tudo direitinho para decidir o voto, a sua mais poderosa arma para inovar num processo democrático como o que vivemos.
É preciso ter cuidado. A turma já está se movimentando. Tem vereador viajando constantemente para o interior e formando bases eleitorais. Na capital, as visitas começam a ocorrer com maior freqüência em todos os cantos da cidade. Não tenho dúvida de que as casas humildes dos bairros, ficarão mais freqüentes a partir de agora.
Tapinhas nas costas, beijinhos nas crianças, cafezinho no quintal, tudo é valido na busca do voto e você, que é dono dessa arma, precisa ficar atento a tudo, para não se deixar enganar por falsos comportamentos e promessas.
O ano que vem certamente será de muitas andanças pelos municípios e interior do Estado por parte dos nossos vereadores que almejam uma vaga de deputado. Por isso, é preciso cuidado. É necessário ouvir as propostas, fazer um balanço do trabalho realizado na Câmara Municipal, conhecer os projetos que pretendem defender no Legislativo estadual e só então, a partir daí decida o seu voto.
Não tenha pressa em tomar essa decisão. Seja cuidadoso e cauteloso, com você, com a sua cidade e com o seu Estado, lembrando sempre aquela máximo de um ditado popular de que o “afobado come cru”.
*Osny Araújo é jornalista e analista político.
e-mail:osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: