Pesquisar este blog

domingo, 23 de agosto de 2009

MALÁRIA MANTEM QUEDA EM MANAUS


Manaus - O último balanço da Operação Impacto de Combate à Malária mostra que os índices de transmissão da doença mantêm-se em queda em Manaus. De 1º a 20 de agosto, o Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dveam) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) notificou 760 casos da doença. Ano passado, foram confirmados em todo o mês de agosto 2.307 casos.
Os números, conforme o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, demonstram a tendência de queda no segundo semestre de 2009 e são atribuídos à operação, desencadeada desde o dia 25 de maio, numa parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado.
De janeiro a julho desse ano, foram notificados 8.764 casos contra 12.014 no mesmo período de 2008, uma redução de 27%. A operação deve estender-se até outubro desse ano, quando encerra o período sazonal da doença na região.
- Com a intensificação das ações esperamos alcançar em outubro 40% de redução, disse o secretário, ao ressaltar que recentemente a operação foi reforçada nas zonas Leste e Oeste, com apoio da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).

Mosquiteiros e telagem

Esta semana, a Semsa iniciou a telagem das casas e a distribuição de mosquiteiros impregnados com inseticida na área do Brasileirinho e Puraquequara. O trabalho já vem sendo realizado por agentes de endemia na área rural da zona Oeste, especificamente nas comunidades ribeirinhas na região do Tarumã que apresentavam grande índice de contágio.(Fonte:FVS).

Nenhum comentário: