Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Escolas municipais da Z. Leste premiadas


Manaus - Escolas de Educação Infantil da rede municipal localizadas na zona Leste de Manaus receberam prêmios pela participação na quarta edição dos Jogos de Educação Infantil e Meio Ambiente – Jeima, em solenidade realizada na Escola Municipal Professora Ignês Vasconcelos, do bairro Jorge Teixeira. A premiação foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão Distrital da zona Leste II (DDZL II).
Cento e oitenta alunos do município participaram dos jogos, que tiveram o objetivo de desenvolver atividades recreativas, psicomotoras e a sensibilização das crianças quanto aos materiais de resíduos e sólidos.
Durante os jogos, os alunos participantes foram movimentados por brincadeiras diferenciadas, tais como: limpeza do lago (simulação no piso da quadra), handebol gigante, mini-atletismo, resgatando os animais na selva, entre outros.
Segundo a assessora pedagógica de Educação Infantil da zona Leste II, Albaniza de Almeida Rodrigues, mais importante que o resultado da competição é o aprendizado que as crianças tiveram sobre o meio ambiente. “É fundamental para os nossos alunos aprenderem desde cedo a importância da preservação do meio ambiente. Durante as atividades, eles tiveram a oportunidade de confeccionar brinquedos com resíduos sólidos, o que gratifica nosso trabalho”, disse.
A Escola Municipal Professora Raimunda Nonata Soares de Deus, do bairro Tancredo Neves, foi uma das premiadas com bola, bambolês, jogos de boliches, DVD infantil, entre outros brindes. A gestora da escola, Maria das Graças, considerou muito válida a realização dos jogos como sendo uma atividade disciplinar para os alunos. “Há toda uma integração entre todos os estudantes e os pais, Neste contexto, eles entenderam que a competição fica de lado e o que fica de positivo é a união de todos em prol da conscientização sobre o meio ambiente”, contou.
Outra unidade educacional premiada foi o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Onias Bento da Silva Filho, situado na Comunidade Aliança com Deus. Para a gestora, Francisca da Silva Trindade, o foco maior da competição foi a questão ambiental. “O que realmente procuramos foi passar aos nossos alunos a importância da preservação do meio ambiente, além de trabalhamos a parte física e motora das crianças para a realização dos jogos”, completou.
No regulamento do 4º Jeima, cada escola se comprometeu de implantar um posto de coleta seletiva. Os jogos foram realizados em quatro etapas: Sensibilização da comunidade escolar; Coleta seletiva; Oficinas para confecção de brinquedos e brincadeiras e Jogos recreativos.(Fonte:Semed)

Nenhum comentário: