Pesquisar este blog

domingo, 14 de março de 2010

COMEÇA AMANHÃ A VACINAÇÃO CONTRA
A H1NI PARA INDÍGENAS ALDEADOS

Manaus - A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) inicia nesta segunda-feira (15) a vacinação dos indígenas aldeados da área rural de Manaus, contra o vírus H1N1. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, a estimativa é que sejam imunizados 660 indígenas, que vivem em oito comunidades. “O trabalho de vacinação está programado para durar 10 dias”, explicou o secretário. A ação, que será realizada em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), faz parte da estratégia nacional definida pelo Ministério da Saúde (MS) para o enfrentamento da pandemia de Influenza A.
O Ministério da Saúde definiu oito grupos populacionais prioritários como público-alvo da estratégia de imunização contra a gripe pandêmica, que começou no último dia 08. Os grupos prioritários são: trabalhadores da saúde e indígenas aldeados; gestantes; população com doenças crônicas; crianças de 6 meses a menores de dois anos; população na faixa etária de 20 a 29 anos; idosos (acima de 60 anos) com doenças crônicas; e população entre 30 e 39 anos. Foi elaborado um calendário, com datas específicas de vacinação para cada um desses grupos prioritários (confira quadro), com conclusão prevista para 21 de maio.
No caso dos indígenas, o Ministério da Saúde priorizou a imunização das populações aldeadas. Nesse grupo, a imunização será feita em crianças a partir dos seis meses, jovens, adultos e idosos. Já a imunização dos indígenas não-aldeados obedecerá aos critérios definidos para os demais grupos populacionais prioritários, como é o caso das gestantes e portadores de doença crônica.
O secretário Francisco Deodato explicou que a vacinação dos indígenas aldeados da área rural de Manaus englobará as comunidades Sete Aldeias, Três Unidos, Boa Esperança, Nova Esperança, Terra Preta, Novo Canaã, Barreirinha e São Tomé.
Balanço
Até a última quinta-feira (11) a Semsa já imunizou 4.381 trabalhadores da área de Saúde, que estão dentro dos critérios estabelecidos pelo MS para receber a vacina contra H1N1. Esses profissionais trabalham, conforme definiu o Ministério, no atendimento direto aos pacientes, atuando nos serviços referenciados de alta e média complexidade (como hospitais e maternidades), nos serviços de urgência e emergência (pronto socorros, equipes do SAMU e serviços de pronto atendimento), na rede de atenção básica (como policlínicas e unidades básicas de saúde) e na Vigilância Epidemiológica.
O Ministério da Saúde alerta que a vacina contra o H1N1 é contra-indicada a quem tem alergia a ovo.



CONFIRA O CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO
(Vacinação disponível nas UBS, policlínicas municipais, CAICs e CAIMIs, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h)
Trabalhadores da Saúde
08/03 a 19/03/2010
População indígena
Gestantes
22/03 a 21/05/2010
População com Doenças Crônicas
22/03 a 02/04
Crianças de 6m a 1ano11m e 29 dias
População de 20 a 29 anos
05/04 a 23/04
População acima de 60 c/ doenças crônicas
24/04 a 07/05
População de 30 a 39 anos
10/05 a 21/05 (Fonte:Semsa)

Nenhum comentário: