Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

ZILDA ARNS SERÁ SEPULTADA AMANHÃ EM CURITIBA

Brasilia - O corpo da fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, chegou às 3h30 desta sexta-feira (15) a Brasília. Ela foi transportada em um caixão metálico e parafusado por falta de opção. Na capital, ela foi transferida para uma urna lacrada e levada para uma funerária em Brasília por volta das 4h. Zilda Arns está entre as vítimas do terremoto de 7 graus da escala Richter que atingiu o Haiti na noite de terça-feira (12). Zilda Arns será transportada para Curitiba em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) às 8h (horário de Brasília) e deve chegar a Curitiba por volta das 10h. "Não sabemos como será feito o traslado do corpo até o Palácio das Araucárias, mas é possível que seja feito em carro do Corpo de Bombeiros. Isso ficou a cargo do governo do estado (Paraná) definir", disse o senador Flávio José Arns (PSDB-PR) ao G1. Ele é sobrinho da coordenadora da Pastoral da Criança.
Flávio acompanhou o traslado do corpo da médica sanitarista do Haiti para o Brasil na madrugada desta sexta-feira. "O Haiti está completamente destruído, por isso o corpo de dona Zilda veio da maneira que veio, mas foi a melhor maneira encontrada diante da situação do país. Não há condições mínimas. É inacreditável. Há mortos espalhados pelas ruas. A destruição foi completa. Falta comida, água, médicos e suprimentos básicos. As crianças choram nas ruas, pedindo ajuda", disse ele.

Local onde Zilda Arns morreu

"Não consegui chegar perto da igreja onde ela estava. Está tudo muito destruído. Para se ter uma ideia, ainda há 16 corpos no local onde estava dona Zilda. O tremor foi muito forte no lugar. Foi uma infelicidade, pois ela deu um passo para um lado e foi atingida pelo telhado e caiu do terceiro piso. O padre que estava com ela, deu um passo para o outro lado e sobreviveu", disse Flávio Arns.
Ele disse ainda que uma escola que funcionava ao lado da igreja ficou completamente destruída. "O prédio inteiro ruiu com o tremor. Havia muitas crianças lá dentro e parece que os corpos ainda não foram encontrados", afirmou Flávio.

Despedida

O velório será no Palácio das Araucárias, sede do governo do estado. O enterro está previsto para as 14h do sábado (6), no cemitério da Água Verde, após a realização de uma missa. Segundo Flávio Arns, ela será sepultada ao lado do túmulo do marido Dionísio Neumann.
O espaço destinado ao velório começou a ser preparado, na madrugada desta sexta-feira, para receber os fiéis, amigos, simpatizantes e colegas de Zilda Arns.

Presidente Lula

Por enquanto, a agenda do presidente não prevê nenhum compromisso oficial para a tarde da sexta-feira, e o Planalto ainda não confirmou oficialmente a ida do presidente Lula ao velório. Mas o site da Pastoral da Criança já lista o nome de Lula entre as confirmações, e também a do governador de São Paulo, José Serra.
Uma ala foi reservada no prédio do Palácio das Araucárias para receber autoridades, familiares e amigos de Zilda Arns.
O velório estava programado previamente para ser feito na sede da Pastoral da Criança, mas por ter muitos degraus e dificultar a visitação de idosos, a cerimônia foi transferida para o palácio do governo paranaense. A família pede que não sejam enviadas coroas de flores, mas doações à pastoral.

Controle aéreo precário

Ele afirmou ainda que o avião da comitiva brasileira que foi ao Haiti teve dificuldades para pousar no país atingido pelo terremoto. "Demoramos mais de uma hora para fazer a aproximação no aeroporto e, quando estávamos chegando, quase houve uma colisão com outra aeronave que se aproximava. O sistema de controle aéreo no Haiti está precário. Existe, mas está precário."
Espaço no Palácio das Auracárias onde será velado o corpo de Zilda Arns (Foto: Glauco Araújo/G1)saiba mais
Lula deve ir ao velório de Zilda Arns Família diz que corpo de Zilda Arns deixará o Haiti ainda nesta quinta Zilda Arns deve ser velada em Curitiba Zilda Arns não foi soterrada no Haiti, diz sobrinho Corpo de Zilda Arns está em poder do Exército Brasileiro no Haiti Relembre a trajetória de Zilda Arns Personalidades lamentam a morte de Zilda Arns em terremoto Lula está 'chocado' com a morte de Zilda Arns, diz Amorim
,
Segurança em alerta

O policiamento nas proximidades do palácio do governo será reforçado. O comando da Polícia Militar do estado informou que a rebelião de presos ocorrida na Penitenciária Central do Estado, na noite desta quinta-feira, não irá alterar os planos da segurança para a despedida de Zilda Arns.
Um espaço está reservado, no estacionamento do Palácio Iguaçu, para receber centenas de ônibus vindos de diversos estados. Eles trarão seguidores, fiéis e colaboradores da Pastoral da Criança pelo país. Os visitantes deverão subir a rampa que dá acesso aos corredores do Palácio, caminhar cerca de cem metros até chegar ao recinto onde será colocado o caixão com o corpo de Zilda Arns.(G-1)









Nenhum comentário: