Pesquisar este blog

domingo, 31 de janeiro de 2010

CARNAVAL X SAÚDE - UMA DUPLA DO BARULHO

                                                                                                                             Humberto Figliuolo*

Após as festas de Natal e da Confraternização Universal, abren-se as portas para o Carnaval. Período de alegria e descontração total. Portanto, estamos no clima monesco.
Kamélia, a "negona" do carnaval manauara abriu as portas de mais um carnaval, o do ano de 2010. Mas ainda teremos muitos carnavais, além dos bailes e a novidade de agora, ou seja: As bandas de ruas, a levar alegria e prazer. Temos ainda o desfile das Escolas de Samba realizado no "Sambódromo", que modifica a atmosfera da festa, com a sua profissionalização, com todas as perdas e ganhos que um grande negócio pode proporcionar.
Antigamente, a alegria contagiava com maior frequência, nos clubes tradicionais. Eram grandes bailes com decorações coloridas e milionárias, sendo realziados até concursos de fantasias com as passarelas nas entradas dos clubes a céu aberto e que terminavam na Praça Heliodoro Balbi.
Continuando na saudade carnavalesca, lembran-se da Lança Perfume? Quem usou jamais esquecerá daquele tubo dourado e geladinho que refrescava e fazia a alegria dos foliões.
Para a saúde pública, essa grande festa é responsável direta por vários problemas, daí a importância da prevenção das DSTs-AIDS, gravidez precoce,alcoolismo, tóxicos, acidentes automobilísticos e outros transtornos decorrentes da época.
"O Boom Carnavalesco" é notável, colorido,criativo, com fantansias, grandes sambas, marchas maravilhosas,mulheres bonitas e seminuas e cada folião querendo ser o melhor, portanto o glamour das cores e fantasias faz-se notar.
É imprescendível que se tomem todas as precauções para que se tenha um Carnaval gostoso. Se for dirigir não beba, use o cinto de segurança. Caso tenha um relacionamento sexual, não deixe nunca de usar a CAMISINHA. Se a mesma não for de boa qualidade poderá não surtir o efeito desejado, pois o intuíto maior é evitar a gravidez, como também a contaminação através do HIV. Para isso, a CAMISINHA deve ser de garantia comprovada e é necessário saber usá-la, para que o risco mortal não aumente. É necessário saber escolhê-la, estoca-la e usá-la adequadamente.
Isso demonstra, que SÓ distribuir CAMISINHAS não resolve. É fundamental ensinar como USÁ-LA, pois a proteção oferecida está diretamente relacionada ao USO CORRETO. Algumas dicas:
1 - Só use CAMISINHA com a marca do INMETRO estampada na embalagem.Verifique a data da validade. Se estiver vencida, recuse o produto.
2 - Dê preferência aos preservativos acondicionados em invólucros quadrados e já lubrificados.
3 - Coloque a CAMISINHA antes de o pênis ter tido qualquer contato com o órgão feminino. Se houver feridas ou corrimento, o contato entre os órgãos nos jogos amorosos iniciais é o suficiente para a transmissão de doenças. A primeira gota já contém esperma e pode resultar em gravidez. Só coloque a CAMISINHA quando o pênis estiver ereto.  A CAMISINHA deve ser jogada fora após o uso. Utilize CAMISINHA nova a cada vez que tiver relação. Ela é descartável sempre.
4 - Lave bem com água e sabão (sabonete) as mãos e os órgãos genitais, após qualquer relação sexual.
5 - Converse com os seus amigos e conhecidos sobre o HIV-AIDS, instruindo como é transmitida e como evitá-la.
É tempo de Carnaval. Divirta-se com muito samba no pé, mas não avance o sinal luminoso e não esqueça a CAMISINHA ´no bolso ou na bolsa. A saúde pública agradece.

*Humberto Figliuolo é farmacêutico e empresário do ramo de saúde.

Nenhum comentário: