Pesquisar este blog

sábado, 30 de janeiro de 2010

Governo realiza mutirão para realizar 2 mil cirurgias no interior


Manaus - O Governo do Amazonas inicia nesta sexta-feira, dia 29, um grande mutirão de cirurgias eletivas de média complexidade no interior do Estado. Segundo o secretário Estadual de Saúde, Agnaldo Costa, a meta é realizar, até o final do primeiro semestre, 2 mil cirurgias em 40 municípios. Os atendimentos iniciam por Tefé e Alvarães, onde serão realizados neste fim de semana 90 e 40 procedimentos, respectivamente. Entre os procedimentos a serem realizados estão as cirurgias de catarata, hérnia, ginecológicas e retirada de pequenos tumores, além de consultas e exames com cardiologistas. Para realizar o mutirão, o Governo do Estado montou uma equipe com 31médicos. São 14 cirurgiões gerais, 04 anestesistas, 02 oftalmologistas, 02 endoscopistas, 03 pediatras, 01 infectologista, 02 cardiologistas, 02 ginecologistas e um clínico geral. As cirurgias serão realizadas nos hospitais dos municípios que já estão devidamente equipados.
De acordo com o secretário de saúde do interior, Evandro Melo, o objetivo do mutirão é reduzir a demanda existente, desafogar os hospitais da capital e diminuir os custos com a transferência de pacientes para Manaus. Ele explica que os mutirões irão acontecer até o final deste semestre, tempo suficiente para que o Governo do Estado finalize o projeto de estruturação de toda a rede hospitalar do interior para que as unidades locais possam realizar cirurgias de média complexidade. “Agora estamos levando os médicos, mas a partir de julho teremos as equipes médicas do próprio município para dar conta da demanda local”, detalhou.

Pólos permanentes

Segundo Evandro Melo, o governador Eduardo Braga já determinou que a partir de julho as cirurgias de média complexidade sejam realizadas nos hospitais municipais. Para isso, o Governo está finalizando o processo de reestruturação e reforma de toda a rede hospitalar do interior. Vinte e seis unidades já foram inauguradas e outras 15 estão sendo concluídas. No projeto, 16 municípios foram preparados para serem polos permanentes de referência em especialidades distintas. Até julho, todos os polos terão unidades de UTI de seis leitos (quatro adultos e dois infantis), a exemplo do que já acontece em Parintins.
Além disso, todos os hospitais municipais estarão equipados e com profissionais especializados para realizar procedimentos de média complexidade. O Governo do Estado estará contratando nos próximos dias, via processo seletivo, 497 profissionais de saúde para atuar nos municípios polos e nas sedes regionais. Serão oferecidas 52 vagas de médicos especialistas, 44 para generalistas, 41 de enfermagem, 16 farmacêuticos, 18 farmacêuticos bioquímicos, 40 técnicos de enfermagem, 94 auxiliares de enfermagem, entre outros profissionais de nível superior e médio. A contratação depende da aprovação, pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE), de uma Lei específica para esta finalidade que deverá ser apreciada na volta do recesso parlamentar. Fonte: Assessoria

Nenhum comentário: