Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

CPF poderá ser emitido pela internet



Brasilia -  O secretário do órgão, Otacílio Cartaxo, informou que até o fim de fevereiro o serviço deve estar disponível. Cartaxo disse que a mudança conclui as reformas que a Receita faz há mais de um ano para modernizar o atendimento. "No portal do contribuinte, o cidadão já pode tirar certidão negativa, imprimir o Darf, fazer o pagamento e consultar a malha fina. O fechamento dessa reforma é exatamente o CPF online, que sai até o fim de fevereiro."
O CPF é necessário para que o contribuinte abra conta em banco, contrate empréstimos e faça crediário. Também é obrigatório na renovação de passaportes, na participação em concursos públicos e até para poder receber prêmios de loterias.
Atualmente, para obter o CPF o contribuinte tem de ir às agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios e pagar uma taxa de R$ 5,50. Não há exigência de idade mínima, mas a inscrição de menores de 16 anos deve ser feita pelos pais ou responsáveis legais. O número do CPF também pode ser anexado a outros documentos, como carteira de identidade (RG), carteira de habilitação e carteira de trabalho. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Nenhum comentário: