Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Denúncia: Políticos dificultam repasses de recursos para o Carnaval


Manaus - Festas populares como Carnaval, Festivais folclóricos como os de Manaus, Parintins e a Ciranda de Manacapuru, sempre provocam muitas reclamações por parte das agremiações, espacialmente quando o fato se relaciona com as liberações dos recursos públicos para ajudar na organização das festas.

A exemplo dos anos anteriores, o Carnaval de Manaus já está gerando reclamações. O presidente da Associação do Grupo Especial das Escolas de Manaus ( Agesma), Elimar Coutinho e Silva, revoltado com a demora no repasse da verba municipal para as agremiações carnavalescas, que ainda não ocorreu, é em função de questões políticas ou de interesses financeiros.l

A Prefeitura, através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, pela sua titular Lívia Mendes, anunciou que o recurso não foi repassado porque as agremiações carnavalescas apresentaram irregularidades nas prestações de contas referente ao ano passado.

O presidente da Agesma e mais seis presidentes de organizações carnavalescas, repudiaram as afirmações de Lívia Mendes, garantindo que as prestações de contas das Escolas estão corretas e foram apresentadas em tempo hábil.

Eles argumentam que a Manauscult está retardando a liberação dos recursos para a Agesma porque está tentando conseguir meios para que o repasse seja feita para a Liga Independente das Escolas de Samba de Manaus ( Liesma), presidida por Vilson Benayon que teria um filho exercendo importante função no setor jurídico da secretaria.

Afirmam ainda, que os deputados estaduais Sinésio Campos, (PT) e líder do Governo na Assembléia Legislativa do Estado e Saba Reis, (PR), tem interesses em prejudicar a Agesma, considerando que o primeiro é presidente de honra da Escola de Samba Presidente Vargas e o segundo da Andanças de Cigano.

A ajuda financeira para o Carnaval deste ano prometida pela Prefeitura Municipal, é no valor de R$ 265 mil para ser dividida entre as 12 Escolas do Grupo Especial do Carnaval amazonense.( Fonte: Emtempo)

Nenhum comentário: