Pesquisar este blog

sábado, 16 de janeiro de 2010

Terremoto no Haiti é o maior desastre que a ONU já enfrentou



Haiti - O violento terremoto de terça-feira no Haiti, que deixou um balanço parcial de 50 mil mortos, é o maior desastre que a ONU já enfrentou em sua história, pois destruiu as estruturas locais, afirmou neste sábado (16) a porta-voz do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários. "É um desastre histórico", explicou a porta-voz Elisabeth Byrs em Genebra. "Estamos em um país decapitado, sem estruturas políticas ou governamentais nas quais possamos nos apoiar" para levar adiante os trabalhos de ajuda e resgate, acrescentou.
Destruição provocada por terremoto é 'de guerra', diz presidente do Haiti Mais cinco aviões da FAB chegam ao Haiti com ajuda humanitária Morre menina de 11 anos resgatada de escombros do terremoto no Haiti, diz CNN
A porta-voz assegurou que nem mesmo o tsunami que atingiu a ilha indonésia de Sumatra e outros países do Sudeste Asiático em dezembro de 2004, deixando mais de 300.000 mortos, provocou tanto caos.
"Nunca antes na história das Nações Unidas enfrentamos um desastre deste tamanho. Não é comparável a nenhum outro", completou, ao destacar que, ao contrário da tsunami de 2004 na Indonésia, no Haiti restaram poucas estruturas locais para canalizar a ajuda estrangeira.
"Até em Banda Aceh [a região da Indonésia mais atingida pelo tsunami] havia certas estruturas governamentais ou oficiais nas quais podíamos nos apoiar", ressaltou a representante do ONU.
A ONU, que é responsável por coordenar a ajuda humanitária no local após o terremoto de 7 graus que devastou a capital Porto Príncipe na terça-feira, afirma enfrentar "um desafio logístico maior".(G1 eagências internacionais)

Nenhum comentário: