Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

ICMBIO APREENDE PESCADO EM NOVO AYRÃO

Manaus - Fiscais do Instituto Chico Mendes apreenderam 300 quilos de pescado no Parque Nacional de Anavilhanas, em Novo Airão, no Amazonas. O peixe estava na embarcação "Vencedor", que partiu do município de Barcelos (a 405 km da capital) com destino a Manaus. Tucunaré e aruanã abaixos da medida permitida para captura estão entre os peixes apreendidos no último sábado (23).

De acordo com o chefe do Parque Nacional, Huliton Ferreira, o pescado foi doado para a Secretaria de Ação Social de Novo Airão e será destinado para comunidades carentes do município.
O pescado foi apreendido e distribuido em bairros carentes da cidade de Novo Airao. Foto: ICMBIO/P.N. Anavilhanas/divulgação
Os animais apreendidos estão proibidos de serem capturados devido ao período de Defeso, estabelecido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Desde outubro do ano passado até março de 2010, algumas espécies têm pesca proibida devido a ameaça de extinção.
Tucunaré abaixo da medida permitida para captura e aruanã estão entre os peixes apreendidos. Foto: ICMBIO/P.N. Anavilhanas/divulgação
Seis espécies de peixe da região estão na lista do Defeso: matrinchã, pirapitinga, sardinha, pacu, aruanã e marapatá. O pirarucu tem a proibição permanente e o tambaqui menor de 55 cm também tem a pesca suspensa.

O dono da embarcação que não teve o nome divulgado foi multado em R$ 6.700.(Fonte: ICMBIO)

Nenhum comentário: