Pesquisar este blog

sábado, 16 de janeiro de 2010

MP e Defesa Civil vistoriam áreas de risco

Manaus - Áreas de risco de desabamento nos bairros Nova Vitória e Mauzinho, na zona Leste, foram vistoriadas por representantes da Defesa Civil Municipal, membros do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agranomia (Crea-AM/RR) e pelo promotor Agnaldo Concy, nesta sexta-feira (15). A visita atende a solicitação feita pelo Ministério Público do Estado (MP/AM) para constatar os 120 pontos detectados como locais de periculosidade para os moradores.
O pedido do MP foi feito a partir de um levantamento realizado pela Defesa Civil do Município e do Estado em 2009. De acordo com o promotor Agnaldo Concy, a Defesa Civil Municipal, a Secretaria Municipal de Infra-Estrutura (Seminf), e o Instituto de Criminalística da Políci Civil deverão apresentar um levantamento técnico no próximo dia 27 de janeiro, durante audiência pública na sede da Procuradoria-Geral de Justiça.
- O risco denunciado pela mídia e pelo próprio Ministério Público existe. Precisamos agora saber o potencial perigo que as áreas oferecem às pessoas que podem ser prejudicadas com a situação. A partir desse levantamento iremos propor soluções e até mesmo a retirada das pessoas dessas áreas de risco intenso-, afirmou Concy.
De acordo com o promotor responsável pelo caso, uma comissão de promotores do Ministério Público deve ser criada para averiguar as dimensões de risco das áreas. O relatório sobre o mapeamento geral dos locais também será elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) no Amazonas.
- Todos os documentos serão repassados para a Procuradoria-Geral e haverá audiência pública onde os órgãos do Executivo estadual e municipal deverão apresentar logo a solução para os problemas.Vamos cruzar informações dos levantamentos realizados pela Defesa Civil. A partir das perícias técnicas, vamos sugerir o trabalho imediato de resgate e recuperação das áreas citadas-, salientou o promotor.
De acordo com o subsecretário da Defesa Civil Municipal, Ary Renato, a ideia foi apresentar ao MPE as áreas identificadas durante o levantamento. Ele também anunciou a realização de um plano de ação para retirada das famílias.
- Queremos acomodá-las em suas residências, mas dependemos da resolução de algumas questões burocráticas para resolver o mais rápido possível o problema dessas pessoas-, concluiu Ary Renato.(Semcom)

Nenhum comentário: