Pesquisar este blog

sábado, 23 de janeiro de 2010

DINHEIRO DA UNIÃO PARA SEGURANÇA NO AMAZONAS


Manaus - O Amazonas aderiu nesta sexta-feira (22) ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça e apresentou um projeto de R$ 116 milhões para investir na melhoria da segurança pública no Estado. Manaus era a única cidade sede da Copa de 2014 que ainda não havia aderido ao programa.
O Governo Federal propôs que os estados que aderirem ao programa nacional atuem no policiamento comunitário, por exemplo. Além disso, os 22 estados e 155 municípios e o Distrito Federal deverão investir também na criação de Gabinetes de Gestão Integrada de Segurança Pública para reforçar as forças policiais nos estados e municípios. O programa nacional foi criado em 2007 e deverá investir R$ 6,7 bilhões em segurança pública até 2011.
O projeto proposto pelo Estado deve servir para a modernização do aparato de segurança pública, com a modernização do Centro Integrado de Operações (Ciops), aquisição de equipamentos, armamento, munição, veículos, kit cidadão, aeronave, aquisição de equipamentos para a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, entre outros. O público-alvo do Pronasci é formado por jovens de 15 a 24 anos que estão mais suscetíveis à criminalidade e ainda de jovens presos e os que já cumpriram pena.
Para receber recursos da União, os estados precisam apresentar projetos que se enquadrem na filosofia do programa, que alia ações repressivas e preventivas para reduzir os índices de criminalidade. A adesão do Amazonas ao programa foi assinada pelo governador do estado Eduardo Braga (PMDB-AM).
- Isso nos possibilitará ter grandes avanços na Segurança Pública e disponibilizar de recursos que serão investidos na melhoria do serviço oferecido à população-, disse o governador.
A proposta também é expandir o investimento para segurança nas regiões de fronteira do Amazonas com áreas onde há a incidência de tráfico de drogas. O Amazonas faz fronteira com o Peru, Colômbia e Venezuela. As cidades que compõem a região metropolitana - Manaus Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Careiro da Várzea, Iranduba e Novo Airão e Manacapuru- também devem fazer parte do programa. (Ag.Brasil)

Nenhum comentário: