Pesquisar este blog

domingo, 17 de janeiro de 2010

CENTRO CONTINUA TOMADO POR CAMELÔS



Manaus - Ontem, sabado, resolvi visitar o Mercado Adolfho Lisboa, no centro da cidade e passei bem cedo, antes das 7 horas pelas imediações da chamada Praça da Matriz e fiquei muito intrigado com o que vi, até porque, fazia algum tempo que não caminhava pelo centro de Manaus.
Vi com tristeza e revolta o cenário que a foto registra. Um amontoado de barracas de camelôs, ainda fechadas, que além de atrapalhar o vai e vem dos pedestres, uma vez que ocupam literalmente as calçadas, enfeia muito o centro da capital, numa grande extensão, o que certamente não é um cenário bem visto pelos turistas que visitam a cidade, especialmente aos que chegam nos transatlânticos pelo Porto para fazer turismo na cidade.

Essa questão, esse desrespeito com a cidade não é coisa nova. Desde que me entendo como gente que esse comércio sujo no centro de Manaus acontece. Só teve uma trégua na época em que o atual senador Artur Virgilio Neto (PSDB), foi prefeito e que conseguiu manter o centro da capital livre dos incômodos camelôs, onde entre os milhares de vendedores, estão pessoas honestas e muitos bandidos travestidos de camelôs sempre dispostos a roubar as pessoas mais descuidadas, fato comprovado diariamente.

As áreas dominadas pelos “camelôs” são varias e extensas, ocupando várias ruas centrais, como Avenida Eduardo Ribeiro, proximidades do Mercado Municipal, Rua Marques de Santa Cruz, Theodoreto Souto, Quintino Bocaiúva, Marechal Deodoro, Floriano Peixoto e tantas outras, tornando o centro da cidade uma coisa feita de se ver e atrapalhando o livre trânsito do pedestre, também incomodados pelas bancas das lojas que ocupam as calçadas.

O prefeito Amazonino Mendes está indiciando um trabalho com vistas a limpar o centro e outros pontos nobres dessa mazela. O primeiro passo foi dado na Avenida Djalma Batista com a retirada de dezenas de camelôs e outras áreas deverão receber o mesmo tratamento, inclusive o centro, onde a situação é mais grave e complicada.

Entendemos como a Prefeitura também entende que esses homens e mulheres, que tem famílias para sustentar, precisam trabalhar, mas isso deverá ocorrer de forma ordeira e organizada sem prejudicar a cidade e seus habitantes, como vem ocorrendo.

Para isso, a Prefeitura está anunciando a disposição da construção de alguns “camelódromos” em vários pontos da capital, com a finalidade de abrigar esses trabalhadores, que passarão a atuar em locais apropriados, higiênicos e com relativo conforto, formando grandes centros de um comércio popular e diversificado, livrando a cidade das barracas e bancas, o que tira toda a beleza do centro da nossa cidade.

Nenhum comentário: