Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

ESTADO OFERTARÁ MAIS DE 24 MIL EMPREGOS

Manaus - O Governo do Amazonas irá ofertar pelo menos 24 mil novos postos de trabalho ainda este ano. A maior parte das vagas (quase 14 mil) será disponibilizada por meio de concurso público para a área de educação.
O setor da construção civil deve ofertar cerca de seis mil empregos, devido as obras voltadas à Copa de 2014. O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) confirmou nove certames para o primeiro semestre, que incluem a realização de concursos públicos e processos seletivos.

Outros setores

Na segurança, a expectativa é de que seja realizado concurso para a inserção de 2 mil novos policiais militares.
No âmbito da saúde, a Secretaria de Estado (Susam) antecipa que um total de 1.843 vagas serão ofertadas - por meio de processo seletivo simplificado - com a finalidade de atender a demanda de profissionais de nível médio, superior e técnico.
O Amazonas também está recrutando profissionais para atuarem no Parque Sumaúma, na capital. As inscrições estão em andamento, coordenadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS). Neste caso, os selecionados receberão bolsas no valor entre R$ 500 a R$ 1.600. Dependendo do nível de escolaridade, terão carga horária variando de 20 a 40 horas semanais.
De acordo com o coordenador estadual do Sistema Nacional de Emprego (Sine), Murilo Alves, 14.594 vagas foram ofertadas para construção civil, prestação de serviços, comércio e indústria no Amazonas no ano passado. A expectativa, segundo ele, é de que esta quantidade seja de pelo menos o dobro para 2010.

Educação

O sistema educacional também caminha para perspectivas otimistas de geração de emprego e renda neste ano. A secretaria de Estado de Educação informa que 13.440 vagas serão abertas para a contratação de profissionais para diversos cargos em todo o Estado. Parte destas pessoas será direcionada às 13 escolas de tempo integral a serem inauguradas (sendo 12 na capital e uma no município de Parintins).
O secretário da pasta, Gedeão Amorim, lembra que haverá também a terceirização de serviços diversos, como o de alimentos que garantirão o abastecimento de todas as escolas, de tempo integral, que possuem carga horária diferenciada das demais unidades de ensino. Os professores a serem contratados terão carga horária de 40 horas semanais. “Até março, deveremos inaugurar cinco novas escolas”, pontuou Gedeão Amorim.
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) será responsável pela contratação de 420 novos profissionais para compor o quadro efetivo. O vice-reitor da instituição, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, explicou que a meta é fazer a transição dos educadores temporários para efetivos. (Agecom)

Nenhum comentário: