Pesquisar este blog

sábado, 30 de janeiro de 2010

Operação "boi pirata" apreendeu mil rezes


Manaus - Com um saldo de mil cabeças de gado apreendidas, chega ao fim a operação “Boi Pirata 2”, executada pelo Ibama e pela Força Nacional de Segurança na Floresta Nacional do Jamanxim e arredores, no município paraense de Novo Progresso (PA). O cerca de cem agentes que ainda estão na região serão retirados e a área, uma das mais atingidas pelo desmatamento ilegal na Amazônia, passará a ser monitorada em sobrevoos regulares. Segundo Bruno Barbosa, coordenador-geral de fiscalização do Ibama, o objetivo das apreensões é causar efeito psicológico sobre todos aqueles pecuaristas que mantêm suas criações em áreas desmatadas ilegalmente, para que saibam que correm o risco de perder seu patrimônio. Diferentemente do gado apreendido na primeira operação “Boi Pirata”, que o governo teve que levar para leilão quatro vezes até encontrar comprador, os bois desapropriados desta vez serão doados a programas sociais.
Durante a operação iniciada em junho, os fiscais estiveram dentro e no entorno da Floresta Nacional do Jamanxim, autuando os criadores com cabeças de gado em áreas desmatadas ilegalmente e alertando-os a retirarem os animais dali. Aqueles que não removeram seus rebanhos os tiveram confiscados.
- Em maio do ano passado, abrimos o mapa do desmatamento da Amazônia e a única região que havia crescido era Novo Progresso. Então fizemos lá a operação”, explica Bruno Barbosa. Segundo ele, já estão previstas duas novas ações contra “gado de desmatamento-. -Se surgir para nós uma região com destaque de desmatamento a gente vai levar a operação para lá-, alerta. (Fonte:Ibama)

Nenhum comentário: