Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

SER POLÍTICO É DEVER DE TODOS
                                                               
                                                            *Osny Araújo

Tenho ouvido muita gente falar por aí, que não estão nem aí para a política e por isso, não estiveram preocupados com a eleição para governador e seguem o mesmo comportamento neste segundo turno para a eleição presidencial.
Claro que esse pensamento, ou melhor, esse comportamento não é correto e não deve servir de exemplo pra ninguém. Nós todos temos o dever de participarmos das atividades políticas, se não como candidato a um cargo eletivo, mais como cidadãos interessados e preocupados com o nosso próprio futuro.
Por isso, é necessário se falar de política, discutir as candidaturas, observar as propostas, analisar a vida dos candidatos etc., para que a partir daí, se possa com firmeza determinar em quem votar. Por isso, é importante participar do processo.
Embora muitos afirmem detestar ou não ligar para a política partidária, isso é um grande engano. Todos nós, de direita, centro ou esquerda, direta ou indiretamente estamos envolvidos com a política. Uns mais, outros menos, mas a verdade é que todos queiram ou não, estão literalmente envolvidos pelo processo.
Num país democrático como o Brasil, tudo passa pela política e pelos políticos, daí a grande importância da participação de todos no processo. Cabe ao povo, através o voto direto nas eleições em todos os níveis, desenhar o futuro que queremos e essa ação é feita através das urnas, com voto secreto, sem que o eleitor precisa dar qualquer tipo de explicação, a não ser a sua própria consciência, por isso, acompanhar de perto a política e os políticos é uma necessidade de todos.
Agora, por exemplo, estamos às portas do segundo no Brasil, quando estaremos elegendo no próximo dia trinta e um, em eleição democrática e direta, o novo presidente da República, que dirigirá o nosso nosso futuro. Veja o grau da nossa responsabilidade que temos como cidadãos e eleitores e naturalmente, da importância da política em nossas vidas.
É interessante que observemos o comportamento dos candidatos, que nos informemos como é a sua vida do na comunidade, no seu bairro, na sua rua. Qual o comportamento com os amigos. Quais os seus projetos políticos e preste muita atenção nas promessas de ganha e lembre-se: Não troque o seu voto por nada. Voto não existe para pagamento de favor, fortalecimento de amizade ou outro tipo de coisa qualquer. Voto, não é e nunca foi moeda de troca e sim, o maior poder do cidadão dentro de um regime democrático, por isso, tente votar conscientemente escolhendo o melhor não para você, mas para todos. O futuro depende do nosso voto, por isso, deve ser consciente e responsável em todos os sentidos.
Na verdade, falar de política não é coisa do outro mundo e nem tão difícil, até porque o tema além de apaixonante é dos mais abrangentes. É necessário que se entenda que política não é dever apenas de alguns que estão no poder, mas de todos nós. Quem não participa do processo ou se abstém de votar, certamente presta um desserviço ao país, mesmo sabendo que a política, por culpa dos maus políticos está muito deteriorada e a atividade, não vem sendo vista ao longo dos anos com a seriedade que merece.
A política existe para que com a participação da sociedade, se busque uma forma de organização social, econômica e administrativa do município, estado ou país. Isso significa dizer em outras palavras, que, a atividade política representa liberdade, liberdade de expressão, por isso, deve ser vista como coisa séria e não se deve pensar em política apenas em tempos de campanhas eleitorais. Mesmo sem nenhum cargo político, a política deve ser exercitada intensamente pela sociedade em todos os dias e em todos os momentos.(Postagem simultânea nos sites Amazonianarede, Noticianahora e tadeudesouza.com.br)

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br



Nenhum comentário: