Pesquisar este blog

domingo, 10 de outubro de 2010

IRANDUBA SÓ TERÁ ABASTECIMENTO DE
ENERGIA NORMALIZADO EM NOVEMBRO

Blog com ionformações de Agnaldo Oliveira - TV Amazonas
Iranduba,AM - A cidade de Iranduna, na Região Metrolitana de Manaus, continua com o seu fornecimento de energie elétrica irregular, o que vem causando muitos transtornos à população e prejuízos ao comércio local, com muitos produtos perdidos por falta de refrigeração.
Apesar das providências que vem sendo adotadas pelo prefeito Nona Lopes para resolver a questão, o colapso continua, desde que foi rompido o cabo subaquático que atreavessa o rio Negro levando a energiua elétrica de Manaus para Iranduba.
Segundo reportagem veiculoada pela TV Amazonas, a linha de energia que passa sob o rio Negro tem quatro quilômetros e meio. É pelos cabos que o município de Iranduba (a 34 quilômetros de Manaus) é abastecido com energia elétrica da capital. Por enquanto, produtores independentes suprem, parcialmente, a necessidade dos moradores.
Segundo o diretor de operações da Eletrobrás, Nelson Leite, na madrugada desta sexta-feira (8) chegou a Manaus um equipamento, que seguiu de balsa até Iranduba.
“Esse equipamento emite uma onda que trafega no cabo a velocidade da luz e essa onda bate no local do defeito e é refletida de volta. O equipamento mede com precisão o tempo de viagem da onda e o tempo de volta dela. Por esse tempo de viagem comparado com a velocidade da luz, ele consegue estabelecer a localização do defeito”, explicou o diretor.
O trabalho de detecção do problema foi feito durante toda a sexta-feira. Agora, um plano de manutenção vai ser criado para consertar a linha de transmissão. Todo o processo tem até o dia 15 de novembro para ser concluído. É quando a termelétrica de Iranduba começa a operar.
O excedente de produção vai fazer o caminho inverso, e Manaus deve ser abastecida com energia elétrica do interior do Estado. Em vinte dias, mais de 400 transformadores estarão sendo substituídos por equipamentos novos em Manaus.
De acordo com um plano de ação emergencial anunciado no início da semana pelo ministro das Minas e Energia Márcio Zimmerman. O objetivo é acabar com as constantes variações de energia elétrica. (JK)

Nenhum comentário: