Pesquisar este blog

sábado, 16 de outubro de 2010

AMBULANTES VENDEM SUCOS
CONTAMINADOS NAS RUAS

Com informações da TV Amazonas
Manaus  – O Departamento de Vigilância Sanitária (DVisa) constatou a presença de coliformes fecais em todas as amostras analisadas de sucos vendidos por ambulante em Manaus. Segundo o laboratório do departamento, o produto in natura oferece riscos à saúde do consumidor e deve ser retirado das ruas da capital. O calor da exposição ao sol aumentaria ainda mais a velocidade da proliferação da bactéria.
Ao todo, a DVisa recolheu mil garrafas de sucos que eram vendidos em pontos de grande circulação, como a Avenida Djalma Batista e a área do bairro Eldorado. De acordo com o diretor do departamento, Varcily Barroso, desse número foram selecionadas randomicamente quatro amostras que foram analisadas em laboratório. O estudo apontou que todas estavam contaminadas.
Varcily explicou que a secretaria acredita que a contaminação aconteceu durante a produção do suco. O problema, encontrado em garrafas de suco de laranja, será alvo da investigação do departamento. “Estamos tentando identificar os produtores desse suco mas, por enquanto, os vendedores ainda negam dar qualquer informação”, explicou o diretor. Ele afirmou ainda que as equipes acreditam que o trabalho seja feito em mais de um lugar.
Para combater a contaminação, a DVisa disse que vai recolher todos os produtos vendidos na cidade. “Com a apreensão, os vendedores serão penalizados. Assim pode ser que eles apontem os fornecedores”, disse Varcily. Entre as medidas contra os produtores, estão sanções como pagamento de multas de até R$ 24 mil.
Varcily afirmou que a Vigilância Sanitária pede que a população esteja em alerta e não consuma os sucos vendidos na rua. De acordo com ele, o produto, considerado “imprestável” pelo departamento, tem o nível de contaminação ainda mais elevado devido ao calor onde é comercializado. “O fator climático ajuda a desenvolver a bactéria, que se prolifera mais rapidamente”, comentou.





Nenhum comentário: