Pesquisar este blog

sábado, 9 de outubro de 2010

"Avança Amazonas" reune a
imprensa e nega compra de votos

Redacão
Manaus -A acusação direta feita pelo senador Artur Neto, do PSDB, de que os candidatos Eduardo Braga, do PMDB e Vanessa Gazziotin, do PCdoB, venceram as eleições para o Senado da República com a prática escancarada e crininosa da compra de votos, foi rechaçada veementemente pela coligação Avança Amazonas ontgem a tarde durante entrevista coletiva a imprensa.
A coligação, apresentou documentos e negopu com todas as letras a insinuação, desclassificando dessa forma as denúncias feitas pelo tucano Artur Neto, que perdeu por uma direnã de pouco mais de 30 mil votos a segunda vaga no Senado (reeloeição) para a deputgada Vanessa Grazsziotin.
 Representantes das campanhas de Omar Aziz (PMN) e dos candidatos eleitos ao Senado, Eduardo Braga (PMDB) e Vanessa Grazziottin (PcdoB), apresentaram contratos, afirmaram legalidade nos pagamentos através de cartões bancários e disseram não ser responsáveis por nenhum crime eleitoral.
O ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado e atual presidente do comitê financeiro da campanha, Raul Zaidan, confirmou o pagamento através dos cartões, mas alegou que a escolha não tem ligação alguma com compra de votos. Segundo ele, a medida serviu apenas para evitar o transporte de valores, além de atender recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Sobre a acusação de compra de votos, Zaidan negou a realização de qualquer crime eleitoral a pedido da campanha. “Cada um tem livre-arbítrio para fazer o que quiser com o dinheiro. Mas o que o cartão tem a ver com isso? Se fosse com cheque ele também poderia sacar e comprar voto”, comentou, declarando posteriormente que os candidatos não poderiam ser responsabilizado por crimes cometidos por terceiros.
Zaidan explicou que o trâmite para os pagamentos foi legalizado por contratos assinados por todos os cabos eleitorais. Os salários variariam de R$ 600 para membros das equipes, até R$ 1 mil para os coordenadores dos cabos. De acordo com Raul, os primeiros pagamentos foram depositados no dia 27 de julho e terminaram entre 30 de setembro e 2 de outubro.
O comitê financeiro da Coligação defende que o pagamento através do cartão magnético é a forma mais transparente de efetuar a transparência. Segundo o grupo, o “cartão empresa” foi comunicado tanto ao banco quanto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e já era usado em campanhas nas eleições de 2006 e 2008.
Questionado sobre a participação da empresa A. C. Nadaf Neto Assessoria em Comércio Exterior, Raul Zaidan disse que foi o responsável pessoal pela escolha do grupo e que é amigo pessoal do empresário. "Ele é meu amigo de 20 anos e foi escolhido por mim, não pelos candidatos".
A empresa era responsável pela administração da folha de pagamento dos cabos eleitorais e também já teria participado de outros pleitos a favor do PMDB.
Ao todo, 6.851 pessoas receberam os pagamentos pelas campanhas dos principais candidatos da Coligação Avança Amazonas. Segundo o comitê, foram 4.576 cabos para Omar, 1.420 para Vanessa e 855 para Braga. Os trabalhadores seriam responsáveis pela captação lícita de votos, com trabalhos como asteamento de bandeiras, distribuição de santinhos e abordagens.



Nenhum comentário: