Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

CONTAGEM REGRESSIVA

                                                                                   *Osny Araújo

Estamos na reta final. Começou a contagem regressiva para o segundo turno das eleições que acontecerão no próximo dia 31, quando os brasileiros elegerão o sucessor (ra) do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, numa corrida da qual participam Dilma Roussef, do PT e José Serra, do PSDB, além dos governadores de alguns estados. Será mais um momento de apogeu da democracia, eleições.
No campo presidencial os candidatos Dilma e Serra, que, diga-se de passagem, não realizam uma campanha em alto nível pela mídia eletrônica, queimam seus últimos cartuchos em caminhas pelo Brasil num autêntico corpo-a-corpo pela conquista de votos, cujo tiro de misericórdia será dado no último debate de televisão, na Rede Globo, marcado para a noite do dia 28, quinta-feira.
Não sou adivinho, mas essa correria nos últimos momentos de campanha, a experiência diz pouco ou nada muda no quadro eleitoral que já está instalado. Entendo, que o eleitor já se definiu e a esta altura do campeonato os indecisos são poucos e talvez não seja um percentual suficiente para mudar o quadro já pintado, mas o melhor. mesmo é aguardarmos o resultado das urnas na noite de 31.
Durante noventa dias a sociedade, pelo rádio e televisão foi sufocada por milhares de promessas, algumas até falaciosas, muito disse-me-disse, agressões nos programas políticos que pelo seu formato, pouca ou nada ajudam o eleitor a definir o seu voto, isso, exatamente pela falta de qualidade nos programas políticos que vão ao ar nos horários gratuitos pela radio e televisão.
A idéia do horário eleitoral gratuita é salutar. É pena que tantos os partidos como os candidatos não atentaram ainda para esse fato e a coisa vai ao ar de maneira desvirtuada e sem um conteúdo de qualidade, afastando inclusive ouvintes e telespectadores que correm para os canais de assinatura numa fuga em massa dos programas eleitorais. Uma pena que isso aconteça, mas a sociedade tem razão para essa fuga, exatamente pela falta de conteúdo dos repetitivos programas políticos.
No Amazonas, onde haverá eleição apenas para presidente da República, o pleito promete muita tranqüilidade, a não ser a preocupação com a grande abstenção que deverá ser registrada, superior a que houve no primeiro turno, em função da histórica vazante que está tornando os rios e paranás da região, quase inavegáveis.
Se a eleição fosse municipal, os políticos do Estado estariam preocupados, mas como é federal e o Amazonas é um colégio eleitoral com menos de dois milhões de eleitores, o fato da abstenção grande que deverá ser registrada, não está tirando o sono de nenhum cabo eleitoral presidencial.
Neste momento, quando repito, me parece que o eleitor já definiu o seu voto, só nos resta esperar que quem vença esteja realmente compromissado com o Brasil e com o futuro do seu povo, esquecendo inclusive as querelas políticas e assumindo o Governo de forma altaneira, olhando a todas as regiões brasileiras, tenha vencido ou não, com igualdade e com o respeito que o Brasil inteiro merece e deve ter. Esse é o comportamento que todos esperamos de quem sair com a vitória no segundo turno.
As milhares de promessas dois lados foram anotadas e se forem cumpridas pelo menos cinqüenta por cento, já estaremos no lucro, porque foram muitas e interessantes as promessas, atingindo a todos os seguimentos da vida nacional, especialmente os mais sofridos e desamparados, situados exatamente nas regiões norte e nordeste.
Que Deus, o G. `.A. `.D.`.U.`. Ilumine o eleitor brasileiro e o candidato vitorioso, para que possamos continuar a sonha com um grandioso futuro, com mais emprego, mais saneamento, mais e melhores escolas em todos os níveis, com a economia crescendo e a inflação controlada, com mais segurança e habilitação, com geração de energia elétrica, com uma distribuição de renda mais justa, enfim, com ações que torne o brasileiro, especialmente as camadas mais humildes, um povo mais feliz para que possamos continuar a construção de uma nação cada vez mais pujante e onde permaneça imperando a plena democracia. Que assim seja.(Postagem simultânea nos sites Noticianahora, tadeudesouza .com.br e no blog Jornalismo Eclético)

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br- osnyaraujo@amazonianarede.com.br




Nenhum comentário: