Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

INTERDITADO O PORTO DO DEMÉTRIO
Com informações da PMM
Manaus - A Prefeitura de Manaus, por meio da Defesa Civil Municipal, interditou nesta quinta-feira (21) o Porto do Demétrio, na Colônia Oliveira Machado, onde foram constatadas trincas comprometedoras na estrutura da rampa principal. Na última segunda-feira (18), a prefeitura já havia impedido o acesso à primeira ponte do porto por terem sido observadas as mesmas trincas no solo. Essas falhas alcançaram a segunda ponte, o que causou o seu desabamento na noite de quarta-feira (20). Com isso, o Porto do Demétrio encontra-se totalmente interditado, sem data para a reabertura.
A Defesa Civil Municipal também está fazendo o acompanhamento das ações de resgate no Porto Chibatão, cujo pátio de estacionamento desmoronou no dia 17. Segundo o coronel Ary Renato, comandante da Defesa Civil, as equipes do Corpo de Bombeiros permanecem no local à busca das supostas vítimas, mas existe muito barro no local e isso está dificultando a operação de resgate.
Comunidades
Na manhã desta sexta-feira (21) equipes da Defesa Civil estiveram na comunidade Omar Aziz (Zona Norte) para atender uma ocorrência de alagação em consequencia da chuva da quarta-feira (20). A Defesa Civil já isolou a área com objetivo de manter a população distante de provável risco de deslizamento. “Já informamos à população que procurem casas de parentes para ficarem, até esta época de chuva encerrar”, informou o tenente Lopes Marinho.
Nesse mesmo dia, a Defesa Civil recebeu 12 chamados de emergência, sendo a maioria de alagamento, um destelhamento e uma árvore caída.
Já nesta quinta-feira (21) três casas localizadas em área de risco na comunidade Valparaíso receberam uma avaliação negativa da Defesa Civil, ou seja, os moradores foram orientados a procurar locais seguros (casas de parentes e amigos até que um laudo técnico oficial seja emitido.
A mesma situação de risco de deslizamento aconteceu na comunidade Alfredo Nascimento, onde alguns moradores se adiantaram à possibilidade de desmoronamento e acionaram a Defesa Civil. A orientação dos agentes é também para que todos procurem abrigo seguro, até que um laudo completo seja emitido e garanta a possibilidade de volta para casa seguro.
Quem precisar de socorro em casos de alagamento, deslizamento ou temporal pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.
Seca
A Defesa Civil Municipal trabalha também no atendimento às comunidades ribeirinhas em situação de emergência em função da vazante do rio Negro. Em três delas – Nossa Senhora do Livramento, Ebenézer e Nossa de Fátima, localizadas entre o rio Negro e o igarapé Tarumã-Açu – os moradores estão com dificuldades para se transportar, porque a água recuou muito em função da seca, deixando grandes distâncias entre as casas e o canal principal, obrigando a longas caminhadas.
Porém, a Defesa Civil de Manaus já constatou que os lençóis freáticos que abastecem os postos artesianos dessas comunidades ainda têm capacidade para suportar mais algumas semanas com água potável para a população. Em relação ao abastecimento de alimentos, a Defesa Civil constatou que os comércios locais têm estoques para mais um mês, nessas comunidades.





Nenhum comentário: