Pesquisar este blog

sábado, 9 de outubro de 2010

Dilma e Serra abrem programa eleitoral
falando em religião, direito a vida e família

Da redação, Osny Araújo
Manaus - Os candidatos a presidência da República Dilma Roussef (PT) e José Serra (PSDB), inauguraram ontem na mídia eletrônica (radio e TV) o programa eleitoral gratuito e obrigatório do segundo turno, invocando Deus, falando sobre religiosidade, direito a vida, família, desenvolvimento e sustentabilidade, com discursos mais ou menos parecidos no campo político.
Serra esmerou-se em reconhecer o bom comportamento eleitoral da senadora Mariana Silva (PV), que com quase 20 milhões de votos levou a eleição para o segundo turno, beneficiando diretamente o tucano, que num confronto direto com Dilma teria perdido a eleição.
Os dois programas foram discretos e sem agressões, com os candidatos focados em temas mais profundos, esquecendo os ataques pessoais, o que poderá ter sido um norte para uma campanha de com respeito a eles próprios e ao público, que deseja assistir a debates limpos, respeitosos e de propostas de como pensam governar o Brasil, um País de dimensões continentais, diferente geograficamente e com muitas peculiaridades.
No campo mais político propriamente dito, nos programas inaugurais, Serra, preferiu mostrar com detalhes a sua biografia de homem público, dizendo o que já fez pelo País pelos diversos cargos por onde passou especialmente como parlamentar, governador do Estado de São Paulo e ministro da Saúde, dando a entender que tem mais bagagem que a sua adversária.
Dilma Roussef, que também foi ministra, mas com uma passagem pela vida pública bem mais modesta que a do seu adversário, partiu para comparações entre os Governo do PSDB e do PT nos últimos 16 anos, fazendo questão de afirmar que o Governo do PT, sob o comando do presidente Lula fez muito mais para o Brasil do que o Governo do PSDB comandando por Fernando Henrique Cardoso.
Com relação a senadora Marina da Silva, os dois candidatos andam fazendo um cerco discreto em busca do seu apoio político que só deverá ser anunciado após a convenção plebiscitária do Partido, quando a questão deverá ser resolvida e anunciado. Segundo a própria Marina Silva, esse apoio poderá ser heterogêno com o paritdo optando por determina linha de apoio político no segundo turno e ela por outro, mas nada está definido, o que tem gerado muita expectativa entre os comandantes das campanhas de Serra e Dilma.
Amanhã, a partir das 21 horas de Manaus, os dois candidatos estarão frente a frente no primeiro debate televisivo do segundo e esperamos que seja um debate limpo, inteligente, respeitoso e de propostas.

Nenhum comentário: